Página inicial > SEMA > Notícias > Sema e Ibama alinham ações no combate ao desmatamento ilegal
Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 13h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h09 | Acessos: 271 | Categoria: Notícias

Rose Domingues/Sema
a-sema-ibama-desmatamento
Durante reunião com o Ibama, secretário interino Carlos Fávaro, reforçou necessidade das parcerias para obter as metas assumidas na Conferência do Clima (COP 21) de Paris

As equipes de gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso se reuniram nesta sexta-feira (13.05), em Cuiabá, para construir um plano de atuação conjunta no combate ao desmatamento ilegal. A proposta é concentrar esforços na meta assumida pelo Governo do Estado na Conferência do Clima (COP 21) que é zerar essa prática até o ano de 2020.

Para o secretário interino da Sema e vice-governador do estado, Carlos Fávaro, é prioridade da atual gestão reforçar o trabalho das equipes de monitoramento, fiscalização e regularização ambiental dentro do órgão ambiental, bem como buscar parceria com as demais instituições estaduais e federais para desenvolver ações que realmente surtam efeitos práticos. “Não temos mais tempo para enxugar gelo, é preciso ações pontuais, integradas e inteligentes.”

A superintendente do Ibama no Estado, Lívia Martins, pontuou que é vital haver esta interlocução entre as instituições para conseguir cumprir a meta ousada assumida em Paris. Reforçou que Mato Grosso tem uma condição diferenciada dos demais estados da Amazônia Legal por ser destaque nacional e mundial como grande produtor. “Nós conhecemos a dinâmica do desmatamento e sabemos do esforço do setor produtivo em se regularizar e trabalhar de forma séria, então, a proposta é justamente aliar o trabalho da fiscalização com a questão de mercado, porque só a fiscalização não vai conseguir resolver esse desafio.”

O secretário executivo da Sema, André Baby, frisou que Mato Grosso e Acre assinaram junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) um protocolo  de intenções à parte, para redução do desmatamento ilegal, porém até o momento não houve contrapartida do governo federal em auxiliar os dois estados na implantação de ações quer reforcem a política de combate ao desmatamento ilegal.

“Estamos com várias ações em andamento, força-tarefa na fiscalização e na superintendência de autos de infração, já iniciamos a revisão do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT) e criamos no início de abril um comitê de inteligência (Codi) para integrar as ações de prevenção e combate ao desmatamento ilegal reunindo as secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública e Indea”, afirmou André.

Na avaliação do secretário adjunto de Gestão Ambiental, Carlos Kato, uma das prioridades da secretaria neste momento e que vai contribuir com o processo de redução dos índices de desmatamento ilegal é avançar com o módulo de análise dos cerca de 102 mil imóveis inscritos na base do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento, o número de análise é inferior a 1%. O sistema federal tem apresentado muitos problemas de operacionalização por falta de autonomia ao Estado.

“A Sema está estudando como enfrentar este desafio já que o que o MMA oferece hoje não está adequado à nossa realidade. A ausência do código fonte nos impossibilita proporcionar adequações urgentes, por meio da inclusão de bases de informações, desenvolvimento de funcionalidades, filtros específicos, identificação e correção de erros e remoção de procedimentos desnecessários, que certamente trará rapidez e confiança nas análises face a necessidade de adaptação a complexidade ambiental de nosso Estado”.

Também participaram da reunião o superintendente de Fiscalização da Sema, major Fagner Nascimento, superintendente de Normas, Procedimentos Administrativos e Autos de Infração, Tatiana Fraga, assessor especial de Gabinete, coronel Everson Metelo, assessor-chefe da Sema, Rodrigo Fernandes, procuradora federal pelo Ibama, Caroline Vale, assessor do Ibama, Allan Valezi Jordani.