O município de Sinop recebe esta semana diversos eventos sobre manejo florestal sustentável. A programação iniciou na noite desta segunda-feira (17.10) com um minicurso informativo para empreendedores, proprietários e detentores de planos e áreas de manejo.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de MT (Cipem). O minicurso ocorreu no Auditório Sindusmad e abordou temas relacionados à educação Ambiental com enfoque florestal.
As atividades continuam nesta terça-feira (18.10) com o 8º curso de 'Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas'. Um total de 80 pessoas entre engenheiros, estudantes da área, empreendedores florestais, gestores municipais e instituições parceiras participam desta capacitação que segue até quinta-feira (20.10), das 8h às 18h, no Auditório Sindusmad. Ao fim do curso, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20h.
O superintendente de Educação Ambiental da Sema, Marcos Antônio Ferreira, pontua que a proposta dos eventos é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.
“Para a Secretaria analisar os processos com celeridade de forma excelente é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros florestais, submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados com eles e o curso vem para nivelar o conhecimento entre técnicos da Sema, profissionais e estudantes com o objetivo de garantir bons resultados”, explica.
Programação do curso
O curso iniciou hoje com a apresentação da gestão Florestal do Estado de Mato Grosso, geotecnologias aplicadas aos planos de manejo florestal e diagnóstico dos planos. Na quarta-feira (19.10), haverá uma discussão sobre o Plano Operacional Anual – Inventário Floresta, vistorias em manejo florestal, parcelas permanentes e relatórios do Manejo de Florestas nativas, além dos debates referentes as equações de Volume para segunda Unidade de Produção Anual (UPA).
A capacitação encerra na quinta-feira (20.10) com a apresentação do panorama nacional do manejo florestal, do Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor), das pesquisas e inovações na área entre outros assuntos.