Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema e Acrismat realizam evento para discutir suinocultura no Estado
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2016, 12h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h10 | Acessos: 191 | Categoria: Notícias

 

 
a-workshopsuinocultura
A proposta do worshop que será realizado terça e quarta-feira (10 e 11.05) é discutir melhores técnicas ambientais voltadas ao setor que hoje representa o 5º maior do país, com 140 mil matrizes e quer chegar a 200 mil até 2017.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará na próxima terça e quarta-feira (10 e 11.05) um workshop para discutir as melhores técnicas ambientais voltadas à suinocultura. A proposta do encontro em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) é criar um manual de procedimentos para o suinocultor adequar suas granjas de maneira a evitar a degradação ambiental. O evento ocorrerá das 08h às 18h, no Auditório do Edifício Cloves Vettorato (subsolo) localizado na Rua Eng. Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, no Centro Político Administrativo.

A suinocultura surgiu em Mato Grosso entre os anos 1970 e 1980 com apenas 4 mil matrizes (fêmeas). Com o passar dos anos, o setor cresceu consideravelmente e hoje é o 5º maior produtor do país, com cerca de 140 mil matrizes. O objetivo de alguns grupos é aumentar ainda mais a produção e chegar aos 200 mil suínos até o final de 2017. Diante disso, a superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, viu a necessidade de realizar este workshop para alinhar o avanço do setor com a questão ambiental.

Para ela, a preocupação com o meio ambiente precisa caminhar conforme o setor cresce. “Temos que pensar em fomentar a produção de suínos e atrelar isso à revisão dos roteiros orientativos das técnicas ambientais, como o licenciamento, para promover um avanço do setor de maneira sustentável”.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, avalia esse diálogo entre o suinocultor e a Sema como positivo, pois um conhecerá os anseios e limites do outro e construirá de forma harmônica o roteiro de procedimentos. “Deste modo vamos atender às exigências estaduais, nacionais e até internacionais dentro dos padrões ambientalmente corretos com garantia de um serviço sustentável”.

Dentre os participantes do evento estão: pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Associação Paranaense de Suinocultores (APS).

Programação

O evento tem início na terça-feira (10.05) com abertura oficial proferida pelo secretário da Sema, Carlos Fávaro, e pelo presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado. Depois o workshop segue com duas palestras: uma sobre o monitoramento de solo e água na atividade suinícola; e outra discutirá o uso racional e econômico de água residuária na fertirrigação. Às 10h, o grupo faz uma pausa e retorna às 10h15 para um debate referente aos assuntos tratados.

Após o almoço, às 14h, o evento continua com as palestras gestão da água e manejo de dejetos na produção de suínos e a situação atual da destinação de animais mortos. Às 15h30, o grupo faz outra pausa e retorna às 15h45 para um debate.

O workshop segue na quarta-feira (11.05), às 8h com uma apresentação do modelo de gestão ambiental para a suinocultura e a discussão sobre a impermeabilização de lagoas de tratamento. Das 9h30 às 9h45, o grupo faz um intervalo e volta com uma mesa redonda de debate.

Às 14h haverá uma apresentação do equipamento Roto Acelerador de Compostagem (RAC). Depois os pesquisadores Cesar Wanderlei da Luz, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), e Paulo Franz da Brasil Foods (BRF) seguem com as apresentações. Das 15h30 às 18h, o grupo fará uma avalição do workshop e discutirá o lançamento de um novo roteiro definitivo na prática ambiental da suinocultura em Mato Grosso.

Outras informações sobre o evento na Acrismat: (65) 3624-8125, no e-mail adm.acrismat@gmail.com ou no www.acrismat.com.br.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838