Cerca de 20 alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram na manhã desta terça-feira (26.04) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de uma capacitação voltada para a elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).
De acordo com o coordenador do projeto de capacitação da Sema, Marcos Antônio Camargo, a proposta do curso é de aproximar o setor acadêmico da secretaria a fim de que os estudantes entendam na prática os conceitos e normas necessárias para a realização do PMFS. “Queremos incentivar os alunos a se tornarem profissionais eficientes e engajados nos trabalhos sustentáveis, para isso eles precisam conhecer como funciona a dinâmica do trabalho”.
Dentre os temas discutidos durante a capacitação estão o manejo de florestas nativas, a gestão florestal no Estado, vistorias e monitoramento. Após a aula, os alunos visitaram o setor de gestão florestal da Sema onde analisaram um processo em andamento e tiraram dúvidas.
Para o estudante da UFMT, Lucas Brasileiro, 24 anos, este curso foi importante porque mostrou como é a realidade do mercado de trabalho. “É interessante essa ideia da parceria entre universidade e Sema para ensinar além da teoria porque teremos que conhecer as exigências do órgão, que é com quem iremos ter contato seja por meio do PMFS ou licenciamento ambiental”. A colega de sala de Lucas, Bruna Maria Barbosa, 22 anos, avaliou o curso positivamente. “Tirei várias dúvidas e ainda pude conhecer o setor a qual iremos nos reportar quando iniciarmos a carreira”.
O professor da turma, Samuel Carvalho, que ministra a disciplina de Manejo de Florestas Nativas na UFMT, destacou a importância de romper a barreira entre a Academia e os órgãos de atuação dos profissionais da área, como a Sema. “A Sema é o principal órgão regulamentador dos PMFS, portanto boa parte destes estudantes terão vínculos com o órgão quando atuantes no mercado de trabalho. Então para facilitar o trabalho no futuro é imprescindível que os alunos conheçam o perfil do profissional envolvido neste processo bem como a sua dinâmica de trabalho”.
Sobre a capacitação
A capacitação para os alunos surgiu de um curso realizado nos anos de 2014 e 2015. Nesse período as aulas eram voltadas somente para os servidores. De acordo com Marcos, houve uma necessidade de ampliar esta capacitação para o público externo que utiliza dos serviços da secretaria. “Nossa proposta é desmistificar o assunto e capacitar os futuros engeheiros florestais”. Além de cursos voltados para estudantes, Marcos informa que a secretaria planeja promover ainda neste ano outros cursos abertos para profissionais e pessoas interessadas no assunto.