Página inicial > SEMA > Notícias > Gestão eficiente: Secretários da Sema buscam aproximação com TCE
Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 21h38 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h11 | Acessos: 210 | Categoria: Notícias

Rose Domingues/Sema
andre_tce

A proposta da reunião com os conselheiros Waldir Teis e Valter Albano foi buscar auxílio para a implantação do trabalho de modernização do órgão ambiental

A equipe gestora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levou um protocolo de intenções aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Júlio Teis e Valter Albano, com o intuito de buscar parceria na implantação de um plano de trabalho que visa soluções eficientes para os desafios do órgão ambiental de Mato Grosso.

Conforme o secretário executivo, André Torres Baby, a proposta é se adiantar aos problemas gerando uma aproximação com a instituição fiscalizadora. Ele avaliou a reunião como extremamente positiva, pois permitiu aos conselheiros conhecerem melhor a Sema. “Esta é uma oportunidade rica de aprendizado, com atuação conjunta e orientativa que tem o objetivo de promover o desenvolvimento institucional e a modernização de alguns setores da Sema.”

Para demonstrar coesão da equipe, os secretários André Baby, Carlos Kato (Gestão Ambiental), Valdinei Valério (Administração Sistêmica), Mauren Lazzaretti (Licenciamento Ambiental) e o assessora-chefe Rodrigo Quintana Fernandes participaram da reunião realizada nesta quinta-feira (28.04), no gabinete do conselheiro Waldir Teis, que elogiou a iniciativa. “Defendo há muito tempo que as instituições devem se unir para resolver os problemas da gestão pública e com isso oferecer melhores serviços à sociedade.”

O conselheiro Valter Albano pontuou que a unidade interna com enfoque na execução do planejamento estratégico é fundamental para promover a institucionalização dos processos na Sema. “O que blinda o órgão ambiental e oferece segurança aos seus técnicos perante a má política é justamente o fortalecimento da política institucional, quero parabenizá-los por este caminhar juntos.”

Discutir as ações antes da implementação é sem dúvida um avanço, na opinião do secretário de Controle Externo do TCE, Joel Bino do Nascimento Júnior, que se prontificou a auxiliar os servidores da Sema a fazer adequações necessárias para que consigam atender objetivos e finalidades propostos. “A auditoria trata da efetividade das ações e não só como foi empregado o recurso. Diante de um quadro de crise, a orientação é trabalhar a partir de prioridades.”

Para o secretário Valdinei Valério, foi importante a abertura de portas do TCE para que a Sema possa realmente promover transparência à gestão pública, por meio de um trabalho focado na aproximação entre as áreas fim e meio. “Nós mostramos aos conselheiros um pouco de cada uma das áreas, sempre deixando claro que precisamos melhorar especialmente na administração sistêmica, para que ela acompanhe a modernização das demais áreas, isso significa investir em mapeamento de processos, sistematização dos processos de negócio, fiscalização de contratos, procedimentos e treinamento das equipes”. Ele acrescenta que como o tribunal tem hoje um sistema modelo de gerenciamento de gestão pode contribuir com a Sema nessa missão.