Página inicial > SEMA > Notícias > Nova equipe anuncia que setores trabalharão em conjunto
Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 12h47 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h11 | Acessos: 255 | Categoria: Notícias

a-secretarivisita
A primeira semana de atuação da nova equipe da Sema trouxe aos servidores o desafio de atuar de forma compartilhada no enfrentamento aos problemas e tomadas de decisão.

Durante a primeira semana de atuação, a nova equipe de gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou reuniões e visitas a diversos setores para assegurar aos servidores a continuidade do trabalho desenvolvido pela promotora Ana Luiza Peterlini, que deixou o órgão no início deste mês. Os novos secretários também se comprometeram a realizar uma gestão transversal entre as três secretarias adjuntas: de Licenciamento Ambiental, Gestão Florestal e Administração Sistêmica.

Conforme o secretário executivo da Sema, André Torres Baby, a secretaria perdeu uma grande liderança e, em razão disso, o novo time terá de somar esforços por meio de uma política transversal de trabalho para dar andamento a tudo que foi planejado. “Essa nova experiência está sendo muito rica não só do ponto de vista operacional, como estratégico de resolver tudo juntos, porque somos um grande time. Na prática, significa que o problema de um setor é também do outro, a proposta do atual secretário é que cada um saia da sua caixinha e entenda que os problemas da Sema não são de alguém ou de um setor e sim institucionais, e juntos podemos resolver”.

A secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, ressaltou aos servidores que está muito feliz em aceitar o desafio de voltar à Sema e também por entender que sua postura combativa como advogada poderá contribuir com os desafios assumidos pelo Governo do Estado frente à gestão ambiental. “Volto mais madura ao executivo estadual e bastante confiante de que posso contribuir com o processo de modernização da instituição, com a melhoria na prestação de serviços à sociedade e de proteção ao meio ambiente”.

Engenheiro florestal na iniciativa privada, o secretário de Gestão Ambiental, Carlos Kato, frisou que se sente tranquilo por reencontrar colegas da área, mas sabe da responsabilidade que é ocupar um cargo estratégico. “Estou disposto a oferecer o meu melhor para fazer a diferença no tempo que estiver na Sema”. Nesta primeira semana, ele esteve reunido com vários setores para se inteirar dos projetos e planejamentos. “O Estado inteiro passa dentro desta secretaria, por isso existem tantos desafios, mas eu cheguei com o espírito de fazer algo novo, de contribuir com a transformação”.

Para o secretário Valdinei Valério da Silva, que é servidor da Sema e que reassumiu o cargo de adjunto de Administração Sistêmica no mês passado, é importante o trabalho em equipe entre os diversos setores, com ênfase no desafio de modernização, eficiência e transparência. “Eu me orgulho muito da minha equipe que é preparada, competente e comprometida, nós temos executado a máxima de fazer mais com menos, usando a criatividade para pequenos reparos, reformas, reaproveitamento de materiais, mas eu sei que este será um ano de desafios gigantes, por isso estamos todos juntos para dar o nosso melhor.”

Visitas aos setores

No setor de Recursos Hídricos, os secretários garantiram maior apoio às políticas que visam transversalidade e efetividade das ações propostas, o que foi avaliado como positivo pelo superintendente do setor, Nédio Pinheiro, e sua equipe. “É importante aproveitar este momento com ideias novas para fazer deslanchar o planejamento que temos pronto”.

Outro momento importante da semana ocorreu na tarde de quinta-feira (14.04), quando os secretários estiveram reunidos com os servidores do setor de recursos florestais para apresentar a nova proposta de gestão compartilhada e ouvir as demandas da área. “Inclusive, queremos que um servidor da área esteja na equipe de acompanhamento do processo de licitação iniciado na gestão da promotora Ana Luiza. Infelizmente, é um processo demorado, mas eu quero contar com a ajuda de vocês para dar andamento”, afirmou o secretário André Baby.

O secretário executivo explicou ainda que para equacionar pontualmente algumas questões, como compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e GPS, a Sema buscou parcerias com outras instituições, entre elas, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e o Juizado Volante Ambiental (Juvam). “Estamos trazendo a área meio para dialogar com a área finalística, para que todos possam entender o funcionamento do órgão e contribuir com o enfrentamento às dificuldades e desafios”.