Página inicial > SEMA > Notícias > Ana Luiza Peterlini se despede da Sema
Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 19h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h12 | Acessos: 184 | Categoria: Notícias

André Romeu/Vice-governadoria
a-anadespedida Durante despedida, a promotora agradeceu pelo acolhimento dos servidores. Também apresentou o vice-governador Carlos Fávaro que assume interinamente a gestão com o compromisso de continuidade.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, participou de um evento de despedida com os servidores do órgão ambiental nesta quinta-feira (31.03), no auditório Pantanal da Sema. Ela agradeceu o acolhimento dos funcionários e apresentou o vice-governador Carlos Fávaro, que assume interinamente a secretaria na próxima segunda-feira (04.04) com a proposta de dar continuidade ao trabalho realizado.

Para Ana Luiza, os 15 meses à frente da Sema foram de muito aprendizado e realizações. Ela lembra que ao chegar ao órgão, em janeiro de 2015, encontrou pessoas temerosas em razão da carga negativa que a Sema trazia do passado. “Eu abracei a bandeira de transformação do atual governo e tracei como missão resgatar a credibilidade, a autoestima, seriedade e transparência da secretaria. E é esse desejo que quero que perpetue entre vocês”.

Emocionada, a secretária agradeceu a todos com quem trabalhou e parabenizou o esforço dos servidores que se dedicaram para oferecer um serviço de qualidade à população. Ela confessa que se despede com tristeza por ter sua gestão interrompida pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas sai com orgulho e com sentimento de missão cumprida. “Os valores adquiridos nos quase 21 anos que tenho como promotora de justiça foram transmitidos para os servidores da Sema. Volto para casa com a certeza de que as sementes plantadas serão colhidas em breve”.

Na opinião do vice-governador, o principal legado deixado por Ana Luiza Peterlini foi o respeito e a credibilidade conquistada com a população. Ele avalia que sua passagem pela secretaria será um período de colheita daquilo que a promotora plantou ao longo dos últimos meses. “Engana-se quem pensa que eu vim aqui para dar moleza para a irregularidade. Tenho orgulho da minha origem (produtor rural) e garanto que ninguém vai desonrar a Sema. Estou aqui para continuar o trabalho de seriedade e transparência iniciado pela Ana”.

André Romeu/Vice-governadoria
ana_luiza_despedida_2

Segundo a servidora Odila Weippert, a secretária fortaleceu todas as áreas da secretaria. Ela analisa que até a relação entre os servidores melhorou. “A secretária Ana foi uma surpresa para nós. Ela trouxe inúmero desafios e nos tirou do comodismo.  Estamos sim tristes com a saída dela, mas tenho expectativa de que o novo secretário dê continuidade aos projetos que estão em andamento”.

Para a secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca (Cespesca), Gabriela Priante, foi muito importante ter a promotora Ana Luiza como gestora da Sema. "A mulher tem uma dinâmica diferente de trabalhar, é mais atenciosa, humana e preocupada com o bem-estar dos servidores. Nós vamos sentir falta da delicadeza e da discrição da secretária"

Durante o encontro, todos os secretários adjuntos prestaram homenagem à secretária Ana Luiza Peterlini e à secretária executiva Maria Fernanda Corrêa da Costa, que embora tenha assumido o cargo no mês de fevereiro, também terá de retornar ao Ministério Público Estadual em razão da decisão do STF. Para os secretários adjuntos de Licenciamento Ambiental, André Luis Baby, e de Administração Sistêmica, Valdinei Valério da Silva, a secretaria vive uma nova fase e este já um legado deixado pela gestora.

Na avaliação da secretária adjunta de Gestão Ambiental, Elaine Corsini, o dinamismo de Ana Luiza foi fundamental para que a maioria dos servidores repensassem o próprio papel no contexto da Sema. “Ela sempre nos questionava sobre o que fazíamos e se aquilo precisava ser sempre feito do mesmo jeito, se não havia um jeito melhor, mais eficiente, ou seja, ela nos fez pensar, sair da zona de conforto e contribui com o crescimento de cada um de nós.”