Durante a visita dos agentes de controle de endemias à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foram encontrados no estacionamento do órgão ambiental inúmeros copos descartáveis com água da chuva. A gerente de serviços gerais da Sema, Evelyn Cristina Lara, alerta os servidores sobre o descarte incorreto de copos e outros recipientes que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
A equipe diagnosticou ainda que os barcos, caminhonetes, calhas, caixa d’água e telhado estão limpos, sem criadouros. “É importante a colaboração de todos para combater o mosquito. Sabemos da sua periculosidade, por isso peço que os servidores não joguem copos e nenhum outro resíduo no chão. Além dessa atitude evitar a proliferação das doenças causada pelo mosquito, estaremos contribuindo com a organização e limpeza da secretaria.” A visita foi realizada na última quinta-feira (17.03).
A equipe de limpeza e mais dois reeducandos que prestam serviços na Sema fazem o monitoramento semanalmente da Sema, conforme estabelece a Portaria nº 43, publicada no Diário Oficial do dia 19 de fevereiro deste ano. Além da sede em Cuiabá, a inspeção de limpeza também foi intensificada nas unidades regionais do interior e nos parques urbanos da capital Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô.