Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema desenvolverá ampla programação ambiental em Vila Bela
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 13h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h13 | Acessos: 257 | Categoria: Notícias



Arquivo/Gcom
ao_vila_bela2
Durante os três dias, serão realizadas atividades como doações e plantio de mudas, palestras e minicursos sobre combate às queimadas, Cadastro Ambiental Rural (CAR), conservação da água e licenciamento florestal e ambiental.

Durante a transferência simbólica da sede do Governo de Mato Grosso para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, que ocorre nesta quinta, sexta e sábado (17 a 19.03), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desenvolverá diversas atividades voltadas à educação ambiental. Uma das ações será a distribuição e o plantio de 2,5 mil mudas de árvores nativas da região, como ipês e frutíferas.

Conforme a superintendente de Educação Ambiental, Vania Montalvão, as mudas serão doadas ao longo do evento e o plantio será na Praça Central e ao lado do Palácio no sábado (19), às 7h, pelo governador Pedro Taques, e a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, junto com os alunos dos cursos de Agroecologia. “Além de mobilizar para a importância do reflorestamento, a proposta é fazer a compensação ambiental do gás carbônico (CO2) emitido pelos veículos oficiais que se deslocarem para o evento.”

Pulmão inflável: essa atividade será desenvolvida na quinta e sexta-feira (17 e 18.03) consiste em uma estrutura de 220 m² (um pulmão gigante) que ficará exposta no centro da cidade para a visitação guiada com os alunos das três escolas públicas. Dentro dele são abordados por meio de vídeo, exposição anatômica de peças do corpo humano, ilustrações, fotos e percepções olfativas e auditivas, os malefícios das queimadas para a saúde e também às perdas da biodiversidade.

Ainda na sexta, entre 08h e 12h, a pneumologista Keila Maia ministrará um minicurso aos profissionais da saúde sobre as doenças respiratórias causadas pelas fumaças de queimadas, do fogão à lenha e do tabagismo. Conforme a médica, no período crítico para as queimadas cresce o número de internações de pessoas afetadas por problemas respiratórios, porém os riscos à saúde são mais amplos. “A chance de enfartar é maior, ou de desenvolver catarata, infecções de ouvido, pele, intoxicações e inflamações de um modo geral. A exposição à poluição externa ou interna (domiciliar) afeta todos os órgãos do corpo humano”.

Recursos hídricos: Em comemoração antecipada ao Dia Mundial da Água, que é no dia 22 deste mês, próxima terça-feira, a gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leonice de Souza Lotufo, promoverá palestras nos três dias de eventos, com abertura para perguntas à população. A primeira delas está agenda para quinta, das 19h às 20h, no espaço do pulmão inflável. “Vou abordar prioritariamente a importância da gestão participativa da água, com enfoque na proatividade dos municípios e seus atores sociais na construção de um modelo sustentável de produção e consumo que tenham como objetivo conservar este patrimônio tão importante que é a água”.
 
Outras atividades

Nesses três dias, a Sema também ministrará palestras e fará atendimento técnico para tirar dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenciamento florestal e ambiental, e os benefícios do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco aos municípios da região. Na quinta as atividades se concentram no pulmão inflável; na sexta e no sábado, na Escola Estadual Verena Leite de Brito.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838