Essa agenda foi programada durante uma visita do secretário Carlos Fávaro e sua equipe ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em maio, para relatar as dificuldades enfrentadas por Mato Grosso que analisou até o momento menos de 1% do total de 103 mil imóveis inscritos, que representam 91% de 67 milhões de hectares de área cadastrável, e validou apenas 14 desses cadastros.
O secretário executivo da Sema, André Baby, conduziu a reunião juntamente com os secretários adjuntos e equipe técnica para chegar a um consenso sobre quais as melhores alternativas para dar prosseguimento a esta parceria, tendo em vista a importância de atender de forma eficiente e célere a população. “Nós explicamos ao ministro na ocasião as dificuldades que estamos tendo, a importância do cadastro para o estado e ele nos garantiu soluções imediatas. Agora, estamos trabalhando juntos, Sema e Serviço Florestal, com esse objetivo”.
Nesses dois dias de reuniões, os gestores e técnicos trocaram informações de forma a debater as melhorias necessárias ao sistema, como estabelecer um plano de trabalho para os próximos meses. Estiveram presentes nestas agendas: Carlos Kato (secretário adjunto de Gestão Ambiental), Mauren Lazzaretti (secretária adjunta de Licenciamento Ambiental), Rodrigo Quintana Fernandes (Assessor-chefe), Alessandro Gomes, Gabriel Vitoreli Oliviera, Felipe Klein, Olga Kummer e Aline Souza Rios (Sema); Raimundo Deusdará Filho (diretor-geral do SFB), Aline Antunes Dias, Pedro Salles, Carlos Eduardo Sturm (Serviço Florestal); Ana Flávia Aquino (Subproduradoria-Geral de Meio Ambiente); Jessé Soares e Samuel Campos (Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf/ Universidade Federal de Lavras).
Nova agenda
Para equacionar as questões referentes ao SiCAR, o ministro do Meio Ambiente se prontificou a receber novamente a equipe da Sema ainda este mês para avaliar os avanços obtidos.