Página inicial > SEMA > Notícias > Sema realiza curso sobre emergências no transporte de produtos perigosos
Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 20h37 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h14 | Acessos: 288 | Categoria: Notícias

Junior Silgueiro/Gcom
carreta_curso1
Evento será realizado a partir das 8h desta terça-feira (08 e 11.03), na Arena Pantanal, em Cuiabá, com simulação de choque entre duas carretas no último dia.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente realiza entre os dias terça e sexta-feira (08 a 11.03), no auditório do subsolo da Arena Pantanal, o curso ‘Diretrizes de Atendimento de Emergência no Transporte Rodoviário com Produtos Perigosos’. A capacitação tem como objetivo discutir a nova norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 14064/2015, que estabelece requisitos e procedimentos operacionais mínimos a serem considerados nas ações de preparação e de resposta rápida aos acidentes envolvendo produtos que representam risco à saúde, à segurança pública e ao meio ambiente.

Para a secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini, é imprescindível que o Estado esteja preparado para enfrentar esse tipo de desastre considerando o crescimento das atividades de produção, manipulação, armazenamento e distribuição dos produtos químicos pelas rodovias. “Não podemos ignorar a questão da segurança e controle do transporte de produtos perigosos. Ao se preparar para enfrentar possíveis desastres, o Estado estará minimizando os riscos e as consequências desses episódios e isso é um ganho para nós, já que estaremos um passo à frente da situação.”

Durante a solenidade de abertura que acontece nesta terça-feira (08.03), às 8h, a secretária coordenará a mesa ao lado de outros representantes de entidades que compõem o Protocolo de Atendimento Emergências Químicas no Estado, e que foi criado em agosto de 2014. Participam do grupo: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiro Militar (BMMT), Secretaria de Estado de Saúde Pública (SES), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Vice-Governadoria e Defesa Civil do Estado.

De acordo com o Coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, que é membro da comissão estadual do Programa Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Químicas (P2R2), no último dia de evento será feito a simulação de choque entre duas carretas. “Vamos simular um acidente que acarretará no vazamento de produto perigoso. O produto nesse caso é fictício. Com essa atividade queremos avaliar o preparo da equipe que participou do curso para quando ocorrer um acidente de verdade eles possam atender adequadamente.”

Programação

O curso será ministrado pela equipe técnica de Atendimento à Emergências Químicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Após a solenidade de abertura, o evento segue com a explicação sobre o que são emergências químicas. Depois serão apresentadas as iniciativas públicas e privadas na prevenção, preparação e resposta às emergências químicas. Ainda durante a manhã de terça, os técnicos de São Paulo mostrarão para os administradores de rodovias voltadas ao transporte de produtos perigosos o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

Após o almoço, às 13h30, a equipe apresentará como deve funcionar o P2R2 e mostrará um mapeamento de áreas de risco no transporte rodoviário de produtos perigosos. Para finalizar o dia de estudo, os técnicos darão aula sobre a responsabilidade civil nos acidentes envolvendo o transporte rodoviário de produtos perigosos.

Na quarta-feira (09.03), haverá apresentação dos manuais de atendimento às emergências da Abiquim e da Cetesb. O curso segue com comentários da nova norma NBR 14064/2015, esclarecendo especificamente o padrão de resposta emergencial na fase 1, 2, 3 e 4, passando para o sistema de comando em operações da fase 5. A fase 6 do planejamento das ações de resposta será abordada durante a tarde, a partir das 13h. O próximo tema será o estabelecimento de zonas de trabalho (quente, morna, fria e de exclusão). E para encerrar o segundo dia, os alunos aprenderão como fazer a descontaminação do local e a interrupção de serviços essenciais e remoção de pessoas.

Na quinta-feira (10.03), o grupo voltará a discutir a implementação das ações de resposta, agora na fase 7, utilizando equipamentos de proteção individual. Depois será feita uma avaliação de riscos e perigos com base no monitoramento ambiental. Os alunos também entenderão sobre medidas de controle nas emergências químicas (parte 1 e parte 2). A partir das 13h30, haverá uma avaliação das ações de resposta, restabelecimento da segurança operacional e encerramento da fase emergencial. Em seguida os técnicos discutirão os procedimentos dos envolvidos no atendimento a emergência, a avaliação de desempenho de empresas prestadoras de serviços de atendimento a emergência e um estudo de casos práticos.

Encerramento: o curso termina na quinta-feira (10.03), com a entrega de certificado de 32h/aula. Na sexta-feira, às 8h, a equipe da Sema que coordena P2R2 em Mato Grosso fará com apoio dos técnicos da Cetesb, da concessionária de Rodovias Rota do Oeste e da Usina Termoelétrica Mario Covas - Energia Pantanal - um exercício simulado de acidente no transporte rodoviário de produtos perigosos.