Página inicial > SEMA > Notícias > Secretária planeja visitar unidades regionais da Sema
Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 12h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h15 | Acessos: 379 | Categoria: Notícias

Rose Domingues/Sema
ana_barra
Ana Luiza Peterlini esteve com os servidores da regional de Barra do Garças na sexta-feira (19) para ouvir demandas e sugestões

Como parte da agenda de visita ao município de Barra do Garças, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, esteve reunida na sexta-feira (19.02) com os servidores da unidade regional desconcentrada da Sema no município para ouvir suas principais demandas de melhorias. A proposta da gestora é visitar as demais regionais ao longo deste ano para conhecer a realidade de cada uma delas e promover maior integração com sede, em Cuiabá.

Em Barra do Garças, que atende 16 municípios em seu entorno, Ana Luiza vistoriou a estrutura física do espaço que carece de reformas e recebeu demanda por equipamentos. “Nós fizemos um replanejamento e fechamos duas unidades regionais, com o intuito de poder concentrar investimentos nas outras, pois a proposta é justamente essa, que as unidades regionais fortaleçam o papel da Sema no interior”, afirmou a gestora.

A gerente do Parque Estadual Serra Azul, Cristiane Schnepfeitner, ressaltou durante a reunião que é importante a regional saber o que a Sema espera dela, já que no cotidiano atende diferentes tipos de demandas, como solicitações do Ministério Público Estadual (MPE), Juizado Volante Ambiental (Juvam), denúncias de desmatamento, pesca, licenciamento, educação ambiental, resgate de animal silvestre e até domésticos. “É importante a gente ter norte para ficar mais claro quais são as nossas prioridades.”

Para diretor da unidade, Heverton Almeida, foi muito importante para os servidores estar diante da secretária para relatar as dificuldades cotidianas, expor soluções, além de conhecer as propostas da gestão para a regional. “Estamos satisfeitos com a visita e na expectativa com as mudanças previstas.”

Replanejamento

Por meio do Decreto Estadual nº 431/2016, publicado nesta segunda-feira (22), a Sema extinguiu as unidades de Aripuanã e Juara. Os dez municípios dessas regionais serão atendidos pelas unidades de Juína e Sinop, que serão fortalecidas para atender toda a demanda. Já a sede de Vila Rica foi transferida para Confresa. Paralelamente, a secretaria investirá este ano - com recursos do Fundo Amazônia - R$ 6,463 milhões no processo de desconcentração das unidades regionais, com aquisição de material de apoio, equipamentos, veículos, mobiliário, capacitação, reforma da unidade de Alta Floresta e construção de quatro novas unidades (Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Confresa e Sinop).