Página inicial > SEMA > Notícias > Secretarias planejam implantação de programa
Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2016, 17h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h20 | Acessos: 252 | Categoria: Notícias

Fernanda Nazário
a-reuniaocop21

Durante reunião, secretários decidiram apresentar ao governador Pedro Taques proposta de criação de um comitê gestor para implantação das ações referentes ao programa apresentado durante a COP21, em Paris.

Sete secretarias de estado estudam a criação de um comitê gestor que elaborará as metodologias e o plano de trabalho para alcançar as metas do programa "Produzir, conservar e incluir", apresentadas durante a Conferência do Clima (COP 21) de Paris. O programa traz metas ambiciosas, como eliminar o desmatamento ilegal até 2020 e um novo modelo de desenvolvimento que em 15 anos incentive o aumento de produção aliado a conservação florestal, inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

Durante reunião realizada na tarde de quinta-feira (04.02), no gabinete da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a secretária Ana Luiza Peterlini disse que é preciso iniciar os trabalhos e que para isso será necessário desdobrar o programa em cerca  de 100 ações, distribuídas entre as instituições estaduais e parceiros. Por isso a necessidade de criar um comitê gestor ou uma secretaria executiva para sistematizar  os trabalhos. “Esse comitê deve ser oficializado por meio de um ato administrativo e coordenará de perto o andamento das ações do programa, assim os resultados serão vistos mais rápido e terão mais precisão”.

Para o secretário da secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes, o comitê ficará responsável pelo detalhamento das ações do plano de trabalho. “É importante discutir as metas, pois os desafios são muitos e precisamos fazer isso a curto prazo para iniciar logo a fase de execução”. A sugestão de criar um comitê deve ser apresentada ao governador Pedro Taques na próxima semana, durante uma reunião com as secretarias que discutirão assuntos estratégicos do programa.

Entre representantes das secretarias estavam ainda Desenvolvimento Econômico (Sedec), Trabalho e Assistência Social (Setas), Gabinetes de Assuntos Estratégico (GAE), Desenvolvimento Regional (GDR) e de Assuntos Internacionais.