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SEMA
Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2016, 11h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h20 | Acessos: 248 | Categoria: Notícias

 

Foto: Exemplo de Crédito de Foto
A3P

As aulas serão ministradas nos dias 2 e 3 de fevereiro, na Arena Pantanal, das 8h30 às 18h, reunindo cerca de 100 servidores de 12 secretarias estaduais que farão o planejamento das ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Das 23 secretarias estaduais de Mato Grosso, 12 já formaram comissão gestora interna de servidores para coordenar e o desenvolvimento do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). E para fortalecer as comissões e promover um entendimento entre a equipe de trabalho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará na próxima terça e quarta-feira (02 e 03.02), das 8h30 às 18h, na Arena Pantanal, na sala da juíza, a primeira Oficina A3P. 

As aulas serão ministradas pelo professor e leader coach, Luciano Zanquetta, que possui pós-graduação em gestão estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e formação em análise comportamental e análise feedback 360° pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Faculdade Monteiro Lobato (IBC). A oficina ocorrerá nesses dois dias.

A programação inicia na terça-feira (02), às 8h30, com uma solenidade de abertura seguida da apresentação das atividades a serem realizadas durante o encontro. Depois, os alunos participarão de dinâmicas de apresentação e ainda durante a manhã, cada secretaria apresentará seu diagnóstico, que consiste em um documento com informações necessárias sobre a situação ambiental dos órgãos.

Após o almoço, às 14h, os participantes formarão pequenos grupos para discutir alguns eixos temáticos trazidos pelo professor Luciano. No segundo momento eles terão aula de planejamento estratégico e ferramentas, seguida de roda das competências, uma das ferramentas do coach, e por último uma oficina voltada para equipes de planejamento.

Na quarta-feira (03), os alunos aprenderão outra ferramenta do coach, o feedback burger, que, de acordo com Luciano, é altamente necessário para o entendimento de um trabalho em equipe e também auxilia na vida pessoal, pois ajuda a pessoa a controlar uma situação adversa de forma construtiva, sem prejudicar o grupo ou a si própria. Na próxima aula, a equipe continua com a oficina de apresentação de planejamentos por grupo.

Depois do almoço os servidores farão roda das competências, a revisão de planejamentos por equipe e, encerrando a oficina, será realizada a formatação final de planejamentos, que tem objetivo instruir as comissões sobre como organizar os trabalhos nas secretarias.  De acordo com a representante da A3P na Sema, Gresiella Castilho, irão participar da oficina cerca de 100 pessoas vinculadas as secretarias de Estado que institucionalizaram sua comissão A3P via Portaria no Diário Oficial.  “É importante a participação das secretarias porque elas aprenderão a como trabalhar em equipe e a como gerenciar a A3P no órgão”.

Sobre o programa

O programa A3P consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais. Após o Estado ter aderido a proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante uma assinatura do termo de cooperação técnica firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sema ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

Adesão ao programa

De início, apenas as secretarias de Meio Ambiente, Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (Gae) e Educação (Seduc) deveriam ter ações imediatas, mas as secretarias de Fazenda (Sefaz), de Gestão (Seges), de Infraestrutura e Logística (Sinfra), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Civil, Departamento de Trânsito (Detran) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) mostraram interesse e já criaram sua comissão.

Das 12 secretarias, apenas a de Cidades ainda não normatizou sua comissão via publicação no Diário Oficial do Estado. Gresiella explica que a Secid informou que oficializará seu grupo de trabalho até o dia 15 de fevereiro. Após a adesão da A3P, as secretarias devem seguir quatro passos: criar a comissão gestora para o projeto com no mínimo cinco pessoas; realizar um diagnóstico da instituição; elaborar um plano de gestão socioeconômica ambiental; promover a sensibilização e capacitação da secretaria e avaliar e monitorar o projeto.

Eixos de trabalho

Segundo Gresiella, as comissões servem para multiplicar os eixos temáticos do programa a partir de um plano de trabalho de ação que deve consistir: no uso racional dos recursos naturais, como energia e água, na gestão de resíduos, na sensibilização e capacitação, na qualidade de vida no ambiente de trabalho, nas licitações e construção sustentáveis, entre outras medidas necessárias para a implantação do programa, detectadas nos diagnósticos de cada instituição. A implantação da A3P é importante inclusive para que o Governo do Estado obtenha economia financeira. “Ao diminuir o desperdício de energia, água, papel, entre outros materiais, estaremos reduzindo os gastos do Estado. E isso proporcionará melhoria no orçamento”. Gresiella entende que esse é um resultado de médio a longo prazo, por isso requer trabalho em equipe, dedicação e paciência.

Comissão gestora central

Além de cada órgão ter uma comissão gestora interna, o documento assinado com o MMA prevê a criação de uma comissão gestora central que é diretamente ligada ao governador. De acordo com Gresiella, essa comissão já está sendo elaborada e contará com a participação de pelo menos dois representantes do GAE, Sema, Seaf, Seduc, Seges, Secid e Casa Civil. Os problemas comuns das secretarias serão repassados pela comissão interna para a comissão central, que levará ao governador a situação para assim fazer um projeto macro que atenda a necessidade de todos.

 

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