A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e seus adjuntos Elaine Corsini e André Torres Baby integraram a última turma do mês de janeiro a participar do primeiro módulo do curso para formação de líderes realizado pela Sema. A formação a partir da metodologia FranklinCovey é destinada a um grupo de 90 servidores do órgão ambiental estadual que ocupam prioritariamente cargos de chefia. As aulas se iniciaram este mês e seguem até maio, com a aplicação de seis módulos que compreendem tópicos, como liderança, gestão do tempo, feed back e o estudo e aplicação de ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’.
Para Ana Luiza, este não é o único investimento previsto pela Sema ao longo deste ano, outras capacitações também serão disponibilizadas com o intuito de contribuir com o processo de aperfeiçoamento do servidor e, consequentemente, dos serviços oferecidos à população. Inicialmente o grupo é composto de lideranças porque são elas que fazem a diferença no cotidiano da secretaria, ao planejar, ordenar e influenciar as equipes. Só na sede da instituição, em Cuiabá, há um total de 500 servidores. “A atual gestão quer oportunizar ao servidor este momento de descoberta das suas capacidades, por entender que a iniciativa traz mudanças significativas na saúde do servidor e na qualidade do trabalho realizado.”
Os secretários-adjuntos de Gestão Ambiental, Elaine Corsini, e Licenciamento Ambiental, André Baby, aprovaram a metodologia. Ao longo do curso participaram de grupos de discussões e exercícios que estimulassem a troca de informação entre as lideranças e o autoconhecimento. Para André, é de extrema importância os servidores desenvolverem habilidades de liderança. “Conhecimento é um patrimônio que ninguém tira do ser humano”. Já Elaine avalia como uma iniciativa pioneira mais uma vez da Sema que precisa ter seus servidores atuando com sinergia para desempenhar o papel importante na gestão ambiental de Mato Grosso.
A coordenadoria de Gestão de Pessoas, Méris Sant'Ana, explica que esta é uma conquista para a secretaria que não realiza cursos como esse há pelo menos de seis anos. Essa escolha pela formação em liderança não foi aleatória, já que integra uma ferramenta estratégica que visa aperfeiçoar o nível de conhecimento do servidor para garantir a efetividade do trabalho da Sema, com melhoria no relacionamento e comunicação interna, formação de equipes com sinergia e coesão. Paralelamente temos outras atividades previstas para este ano que priorizam a qualificação do nosso corpo técnico.”
Fazer pensar
A professora do curso de Liderança, a psicóloga e coaching Ana Cristina Boscolo, pontua que esse projeto de formação de líderes já foi aplicado com sucesso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 23ª Região de Mato Grosso, e depois se expandiu para outras instituições públicas estaduais e também de outros estados. A implantação dele na Sema exigiu customização para a realidade do órgão ambiental, que traz temas delicados e em determinados setores muita pressão interna e externa, da sociedade. “É um curso que visa fazer o ser humano pensar sobre seus próprios modelos mentais e paradigmas, traz benefícios não só para o dia a dia no trabalho, como na vida.”
Sobre o curso
Os 90 inscritos estão divididos em três turmas de 30 pessoas, que ao final do curso receberão um certificado. Cada um dos módulos terá 16 horas/aula, distribuídos por 2 dias ao mês para cada turma. Durante o mês de janeiro, três turmas tiveram acesso à capacitação que teve dois dias inteiros de duração. O próximo módulo será realizado em fevereiro, também a divisão em três turmas para facilitar o processo.
Nesse primeiro módulo, os líderes tiveram contato com informações básicos, entre elas, sobre o que é ser um líder, suas principais habilidades, como se comporta com a equipe, foram estudados ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’ (do livro Stephen R. Covey), os tipos de relação (ganha-ganha, ganha-perde, perde-perde, etc) e por que é importante estabelecer ‘ganha-ganha’ no dia a dia de trabalho. Os servidores também puderam avaliar o que é uma conta bancária emocional e as formas de mantê-la saudável, por meio de várias dinâmicas e exercícios práticos.