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SEMA
Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 19h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h22 | Acessos: 220 | Categoria: Notícias

 

Foto/Sejudha3p-grasi

A representante da A3P na Sema, Gresiella Castilho, tem visitado desde o ano passado diversas secretarias para contribuir com a implantação da agenda ambiental.

Das 23 secretarias estaduais de Mato Grosso, sete já formaram sua comissão gestora interna de servidores para coordenar a implantação e o desenvolvimento do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais.

Após o Estado ter aderido a proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante uma assinatura do termo de cooperação técnica firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

De inicio, apenas as secretarias de Meio Ambiente, Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (Gae) e Educação (Seduc) deveriam ter ações imediatas, mas as secretarias de Fazenda (Sefaz), de Gestão (Seges) e a Controladoria Geral do Estado (CGE), mostraram interesse e já criaram sua comissão. Outras três secretarias estão articulando com a Sema para também aderirem ao programa.

Antes das comissões serem instituídas, a Sema, em parceria com o MMA, realizou em novembro do ano passado uma capacitação em que as entidades públicas do Estado conheceram melhor a proposta da A3P. Depois desse curso, a representante da A3P na Sema, Gresiella Castilho, lembra que várias secretarias solicitaram orientação de como poderiam fazer parte do projeto. A partir dai a equipe da A3P da Sema passou a visitar cada órgão levando a proposta do programa.

As comissões serão normatizadas a partir de portarias publicadas no Diário Oficial do Estado. Os trabalhos das secretarias devem seguir quatro passos: criar a comissão gestora para o projeto com no mínimo cinco pessoas; realizar um diagnóstico da instituição; elaborar um plano de gestão socioeconômica ambiental; promover a sensibilização e capacitação da secretaria e avaliar e monitorar o projeto.

Eixos de trabalho

Gresiella explica que as comissões servem para multiplicar os eixos temáticos do programa através de um plano de trabalho de ação que deve consistir: no uso racional dos recursos naturais, como energia e água, na gestão de resíduos, na sensibilização e capacitação, na qualidade de vida no ambiente de trabalho, nas licitações e construção sustentáveis, entre outras medidas necessárias para a implantação do programa, detectadas nos diagnósticos de cada instituição. A implantação da A3P nas instituições é importante inclusive para que o governo obtenha economia financeira. “Ao diminuir o desperdício de energia, água, papel, entre outros materiais, estaremos reduzindo os gastos do Estado. E isso proporcionará melhoria no orçamento”. Gresiella entende que esse é um resultado de médio a longo prazo, por isso requer trabalho em equipe, dedicação e paciência.

Comissão gestora central

Além de cada órgão ter uma comissão gestora interna, o documento assinado com o MMA prevê a criação de uma comissão gestora central que é diretamente ligada ao governador. De acordo com Gresiella, essa comissão já está sendo elaborada e contará com a participação de pelo menos dois representantes do GAE, Sema, Seaf, Seduc, Seges, Secid e Casa Civil. “Os problemas comuns das secretarias serão repassados pela comissão interna para a comissão central, que levará ao governador a situação para assim fazer um projeto macro que atenda a necessidade de todos”, explica.

Oficina

Com o objetivo de fortalecer as comissões das secretarias e promover um entendimento entre a equipe de trabalho, a Sema realizará nos dias 02 e 03 de fevereiro deste ano a primeira oficina A3P. A solenidade de abertura da oficina será feita pela secretária da pasta, Ana Luiza Peterlini.

As aulas serão ministradas por Luciano Zanquetta, que possui pós-graduação em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Luciano também é formado em Leader Coach, Analista Comportamental e Analista Feedback 360° pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Faculdade Monteiro Lobato (IBC). Serão disponibilizadas apenas 100 vagas.

Serão disponibilizadas apenas 100 vagas direcionadas para as  secretarias que institucionalizaram sua comissão A3P via Portaria no Diário Oficial. As aulas ocorrerão das 8h às 18h, na Arena Pantanal, na sala do juiz.  “Ao pensar na sustentabilidade, o poder público dá exemplo ao cidadão, além de aumentar o beneficio da gestão. Por isso nosso objetivo é continuar fomentando essa ideia até que todas as secretarias estejam com a A3P implantada”, almeja Gresiella.

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