A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está arrecadando alimentos para a campanha do Governo do Estado ‘Natal pra Todos’ até o período da manhã desta quarta-feira (16.12). São dois pontos de coleta: na entrada principal pelo estacionamento, próximo ao aparelho de registro do ponto, e também no prédio anexo onde funciona o setor de licenciamento ambiental. O servidor que quiser participar pode deixar os produtos não-perecíveis nos carrinhos de compras nesses locais, que a Gerência de Qualidade Vida fará as coletas.
Conforme o gerente de Qualidade de Vida, Flávio Jabra Peixoto, até o momento houve poucas doações de alimentos para esta campanha, que visa atender 400 mil famílias mato-grossenses que estão em situação de extrema pobreza. Mas ele frisa que ainda dá tempo de participar. Cerca de 500 funcionários trabalham hoje na sede da Sema em Cuiabá, por isso a expectativa é que haja muitas colaborações. “Todas as secretarias de Estado estão participando, a Sinfra já entregou quase 2 toneladas de alimentos. Acredito no nosso potencial de fazer o mesmo.”
A distribuição dos produtos para as famílias será feita respeitando um cadastramento feito pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), coordenado pela primeira-dama Samira Martins, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). “Nosso trabalho é para levar a essas pessoas um Natal menos triste, menos penoso. Parece simples um almoço, mas tem muita gente que não pode ter uma refeição farta”, afirmou a primeira-dama, que enfatiza que a meta deste ano é atingir 10 mil toneladas de alimentos.
Além das escolas estudais, todas as secretarias de governo e empresas estão convidadas a participarem da ação. As doações serão repassadas para as casas que atuam com a população vulnerável de crianças e idosos e Organizações Não-governamentais parceiras, entre elas, Lions, Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Rotary Club, Exército, Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado Mato Grosso e Maçonaria.
Benefícios da generosidade
Estudos científicos revelam uma forte ligação entre os atos de gratidão, partilha e de bondade com benefícios físicos, psicológicos e emocionais de quem se dispõe a contribuir socialmente. De acordo com Flávio Peixoto, que é psicólogo, as boas ações liberam ‘hormônios do bem’, que promovem muitas vezes prolongado estado de felicidade, paz interior, relaxamento e conexão com o próximo, sendo uma excelente ferramenta de combater o estresse e promover a própria saúde. “Exercitar o altruísmo e a empatia, que é a qualidade de ser colocar no lugar do outro, desencadeiam crescimento pessoal e melhoria no bem-estar. No ambiente de trabalho isso promove um clima de mais compreensão, respeito e alegria.”