Página inicial > SEMA > Notícias > Projetos Demonstrativos
Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2010, 13h28 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h37 | Acessos: 3459 | Categoria: Notícias

Projetos_NM
Recuperação de área de Mineração, Município de Nova Marilândia

Projetos Demonstrativos

A CMRAD tem a proposta de desenvolver projetos demonstrativos que sirvam de referência para replicação em outras regiões de Mato Grosso com áreas degradadas críticas. Em 2009 foram desenvolvidas atividades em projetos em três municípios, Nova Marilândia, Campos de Júlio e Chapada dos Guimarães, conforme descrição a seguir. Em 2010 está prevista a continuidade das ações de recuperação nesses projetos e iniciar a implantação de outro na unidade de conservação estadual APA Nascentes do Rio Paraguai.

A formulação de um novo projeto está em fase de conclusão, sendo esta dirigida à recuperação das áreas degradadas nos Parques Municipais (Massairo Okamura, Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô) e Jardim Botânico. A recuperação deverá estar associada ações voltadas à compensação de créditos de carbono mediante o plantio de espécies nativas da região. O início das atividades deverá ocorrer no primeiro semestre de 2010 e a CMRAD contará como parceiros a Coordenadoria de Mudanças Climáticas e a Superintendência de Educação Ambiental, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Projetos da CMRAD:

Projeto de recuperação de áreas degradadas por garimpo na sub-bacia do rio São Francisco, município de Nova Marilândia. Parceiros: SEMA, EMPAER, METAMAT, Prefeitura Municipal e AVIMAR. Início: janeiro/2006. Em andamento.

Projeto de recuperação de áreas degradadas na Fazenda Luar do Sertão, município de Campos de Júlio. A CMRAD coordenou a execução do projeto de janeiro a dezembro de 2009. A partir de janeiro de 2009 será assumido pelo proprietário rural e responsável técnico. Parceiros: SEMA e proprietário rural. Início: janeiro/2009. Em andamento.

Projeto de recuperação de áreas degradadas na cabeceira do córrego Jamacá, município de Chapada dos Guimarães. Parceiros: SEMA e Prefeitura Municipal. Início: novembro/2009. Em andamento.

Projeto de conservação e recuperação das matas ciliares da bacia hidrográfica do Paraguai. APA Nascentes do Rio Paraguai, municípios de Alto Paraguai e Diamantino.  Parceiros: SEMA, MT-Floresta, MMA. Início: janeiro/2010.

Projeto Parque Temático de Mineração Beripoconé, município de Poconé. Parceiros: FEMA, PRODEAGRO, ANA, GEF, PNUMA, OEA. Início: 1997. Conclusão: 2005. O Relatório Final sobre o projeto pode ser acessado no item Biblioteca – Documentos Técnicos, arquivo RAD mineração MT [Poconé]. Nele estão reunidas informações detalhadas sobre a execução do projeto. Desde 2003 a FEMA e agora a SEMA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poconé e Cooperativa de Garimpeiros, assumiram a co-responsabilidade de gerenciar o Parque Beripocóné. Outras informações sobre a área são agora disponibilizadas, após vistorias realizadas em 2008 e 2009.