Página inicial > SEMA > Notícias > Sema participa de Congresso Florestal em Sinop
Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 14h30 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h25 | Acessos: 287 | Categoria: Notícias

congresso_florestal_2_copy
Equipe técnica do órgão ambiental de Mato Grosso ministrará oficinas sobre normatização e inventário florestal na quinta-feira (12). A proposta é se aproximar de profissionais e acadêmicos.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participa até quinta-feira (12), em Sinop, do 1º Congresso Florestal de Mato Grosso, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  com palestras e minicursos disponíveis aos estudantes e profissionais da área de engenharia florestal. A proposta do evento é servir como um fórum de debate e troca de experiências entre as instituições que atuam na área e oportunidade de parcerias por intermédio de projetos multidisciplinares e interinstitucionais.

Para o secretário adjunto de Licenciamento Ambiental da Sema, André Torres Baby, o congresso é importante nesse contexto de carência de eventos voltados para a engenharia florestal e o negócio florestal propriamente. “Normalmente acompanhamos muitas programações voltadas ao setor da agropecuária, mas em um contexto de sustentabilidade, em um Estado onde boa parte do território é florestal, é primordial fomentar o trabalho com a floresta em pé, a partir do reflorestamento, do manejo florestal e de estudos da academia florestal”.

Ele acrescenta que esse é um meio de fomentar no Estado um governo de economia sustentável, com base nas características locais, com criação de cadeia produtiva voltada para tecnologia, indústria moveleira e em sintonia com a academia e os parceiros. “Queremos, com este curso, mostrar que o setor florestal também desenvolve um trabalho sério, não mais vinculado à corrupção, assim como a soja e a pecuária. É importante que a madeira volte a ser respeitada a partir de um trabalho interessante e sustentável.”

O evento teve início na noite de segunda-feira (9), com uma mesa redonda com as principais instituições de ensino, pesquisa e extensão de Mato Grosso, que paralelamente estão realizando durante o evento o 5º Simpósio de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais e a 5ª Semana Acadêmica de Engenharia Florestal da UFMT de Sinop.
Nesta terça-feira (10) haverá oito palestras, entre elas, com o professor da Universidade de Lavras (MG), José Roberto Scolforo, profissional que leva sua experiência sobre o panorama geral da área no Brasil. Já a Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (Amef) e a empresa Ecoflora esclarecem sobre o campo de atuação e mercado de trabalho no Estado.

A programação é extensa, com diversas palestras e 11 minicursos, das quais dois deles são de iniciativa da equipe da Sema: ‘Normatização legal aplicada ao manejo florestal em Mato Grosso’ e ‘Inventário florestal’. Conforme o coordenador de Recursos Florestais da Sema, Lisandro Peixoto Neto, o objetivo da instituição é se aproximar dos profissionais da área e também dos estudantes, levando informações sobre procedimentos, análises, fluxos e aplicabilidade das normas no processo de aprovação dos processos. “Os esclarecimentos junto com o setor podem aumentar o índice de aprovação que está em torno de 12%.”

Campo de atuação

Mato Grosso conta com quatro cursos de graduação em Engenharia Florestal, ofertados por três diferentes instituições. Tais cursos estão presentes nos diferentes biomas: Pantanal (IFMT – Cáceres), transição Pantanal-Cerrado (UFMT – Cuiabá), transição Cerrado-Amazônia (UFMT – Sinop) e Floresta Amazônica (Unemat – Alta Floresta). Somado a esses, há o Programa de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais (UFMT-Cuiabá), em nível de mestrado; e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop), que desenvolve pesquisas científicas voltadas ao setor.

Serviço

O Congresso é gratuito e aberto ao público, está sendo realizado no campus da UFMT de Sinop, no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, na Avenida Alexandre Ferronato, nº 1.200, Distrito Industrial da cidade. E-mail para informações: cflorestalmt.inscricao@gmail.com . Acompanhe a programação ou outras informações no link: http://www.congressoflorestalmt.com