Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Dia do Servidor: Sema comemora com atividades de saúde e qualidade de vida
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 20h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h26 | Acessos: 297 | Categoria: Notícias

 

Fernanda Nazário/Assessoria Sema
foto_10
Durante abertura da Semana do Servidor, a secretária Ana Luiza Peterlini destaca a importância do servidor para a prestação de serviços ao cidadão.

Em comemoração ao Dia do Servidor, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quarta-feira (28) diversas atividades em beneficio da saúde e bem-estar. Com objetivo de orientá-los sobre como ter uma vida mais saudável, a secretaria trouxe uma equipe de profissionais de enfermagem que aferiu a pressão arterial e o índice glicêmico dos servidores, além de oferecer uma seção de acupuntura, tratamento que alivia a dor de cabeça e diminui a ansiedade. 

Por falta de tempo, a técnica de desenvolvimento econômico social da Sema, Maria Antônia Correia, não costuma fazer esses exames mais simples e aproveitou esse momento para aferir a pressão. Ela constatou que esta tudo tranquilo e parabenizou a secretaria pela ação. “Gostei muito de participar desse dia, os servidores até interagem mais”. Já sua colega de trabalho, Mari Ramos, optou por fazer acupuntura. “Foi muito relaxante, bom para tirar as tensões.”

Após as consultas médicas, os servidores participaram de uma oficina sobre alongamento e pausa ativa, com a educadora física da Sema, Michelli Andrea de Sant’Ana, que ensinou sobre a importância das pessoas movimentarem o corpo por 5 a 10 minutos a cada 50 minutos. “A falta de atividade física e a realização de trabalhos repetitivos ou estáticos geram dores no corpo, mas isso não dá carta branca para a pessoa mudar radicalmente sua vida e fazer crossfit, por exemplo”.

Michelli explica que o ideal é iniciar atividades simples, como alongamentos, depois partir para as outras. Essas atividades fazem parte da 6ª Semana de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, que tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT).

Semana especial

 

Fernanda Nazário/Sema
foto_12
Uma das palestras ministradas na terça-feira (27) mostrou que o servidor precisa fazer 'pausas ativas' durante o expediente para evitar o surgimento de doenças, como LER e Dort, por movimentos repetivivos.

A abertura oficial da 6ª Semana de Saúde e Qualidade Vida ocorreu nesta terça-feira (27), durante uma missa em agradecimento pela vida dos servidores. Sob ministração do Padre Wagner Stephan de Azevedo, da paróquia do bairro Distrito Industriário, a missa contou com a presença de quase 90 pessoas que dedicaram esse momento para realizar preces e louvores. A secretaria da Sema, Ana Luiza Peterlini, participou do encontro, parabenizou os servidores pela data e destacou a importância de cada um deles para o alcance de um trabalho em sintonia. “Às vazes pensamos que somos insignificantes diante da complexidade da vida, mas cada ação que fazemos contribui para melhoria do mundo”. Ana Luiza acrescentou que o dia do servidor deve ser celebrado todos os dias devido ao apoio que eles oferecem ao funcionamento do Estado.

Para o responsável pela Gerência de Qualidade de Vida da Sema, a missa é propicia na abertura do evento porque ajuda a fortalecer a espiritualidade do servidor, que um dos fatores fundamentais para melhoria da saúde. “Às vezes estamos desanimados devido aos problemas do dia a dia e essas palavras transformadoras nos servem como injeção de ânimo, melhorando nosso estado mental e emocional.”

Após a celebração da missa, o evento seguiu com a apresentação do Programa Integrado de Saúde e Segurança no Trabalho que propõe ações voltadas a melhorias da saúde dos colaboradores. Flavio acredita que com esse programa o número de ocorrência por afastamento irá diminuir e, consequentemente, o servidor terá mais qualidade de vida ao desempenhar suas funções.

Palestras: evite adoecer, mexa-se

Um dos temas importantes abordados durante a programação se referiu a como identificar e combater os Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), que são doenças causadas por atividades que exigem movimentos repetitivos, força excessiva, posturas estáticas ou inadequadas, digitação por tempo prolongado, entre outras.

Conforme o analista do meio ambiente da Sema, Alexandre Soledade, que é formado em educação física, fisioterapia e administração, muitas lesões são progressivas. A dor pode iniciar no dedo por um simples movimento contínuo no mouse e se não houver correção ela pode se estender até os braços, ombros e pescoço, tornando-a mais grave. Ele entende que não dá para parar completamente o serviço por medo da Ler ou Dort, mas ele informa que é possível adotar novos hábitos que minimizem as chances de desenvolver. “Muita gente tem postura inadequada, realiza trabalho muscular estático por meio de tarefas invariáveis e isso oferece riscos, então, o ideal é desacelerar e fazer pausas ativas durante o expediente.”

Apesar de saber os agravantes de realizar o trabalho sem nenhuma pausa, a técnica de desenvolvimento econômico social da Sema, Juliana Rocha, já teve fortes dores nos ombros e descobriu da pior forma a importância de praticar exercício físico. “Vivemos tão sedentários que até gostamos de ficar o tempo todo sentado, mas isso só prejudicará nosso desempenho por causa dos problemas de saúde que podemos ter”.

Caminhada no parque

‘Servidor saudável é servidor feliz’. Com este slogan a Secretaria programou uma caminhada com a expectativa de público de até 200 funcionários, a partir das 16h30, no Parque Massairo Okamura, na Avenida Rubens de Mendonça (CPA), bairro Morada do Ouro. Durante o dia, também haverá outras atividades no auditório secretaria: a partir das 8h30, massagem ‘Quick’, que consiste em uma massagem rápida com manobras adaptadas das técnicas orientais anmá e shiatsu, que proporciona o relaxamento muscular em poucos minutos; paralelamente haverá higienização da pele; e das 8h30 às 9h, meditação na sala de reunião da Superintendência de Fiscalização (SUF).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838