Página inicial > SEMA > Notícias > Parque Serra Azul: Sema toma providências para conter desabamento
Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 21h08 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h26 | Acessos: 164 | Categoria: Notícias

Edson Rodrigues/Gcom
azul_serra
Desmoronamento aconteceu nesta quinta-feira (22), mas não colocou em risco os moradores do entorno. Defesa Civil já foi acionada.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já tomou providências para conter um desabamento de pedras no Parque Estadual Serra Azul, no município de Barra do Garças (516 km da capital). As coordenadas geográficas indicam que as rochas que rolaram na tarde desta quinta-feira (22) estavam próximas à cachoeira Pé de Serra, alguns metros abaixo do Clube da Maçonaria, no perímetro urbano da cidade, onde uma pessoa morreu há cinco anos durante o último incidente registrado na região.

Segundo o coordenador de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas da Sema, Alexandre Batistella, cerca de 40 famílias moram próximas da área, mas nenhuma das residências foi atingida e ninguém ficou ferido. A causa do deslizamento ainda não foi descoberta. “Como as pedras estão soltas e está chovendo muito no parque, para evitar novos incidentes, nós preferimos fazer um relatório preliminar e pedir reforço da Defesa Civil, que tem técnicos capacitados para agir nesse tipo de situação.”

A gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, conta que durante a vistoria realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros, na manhã de sexta-feira (23),  foi verificado que os deslizamentos ficaram restritos ao parque, onde houve quebra de vegetação e outros danos devido ao impacto das pedras, a maioria muito próximos da cachoeira que está interditada há mais de cinco anos, antes inclusive do último deslizamento. Mas a equipe não pode avançar para mais perto devido aos riscos de novos desmoronamentos e por ser uma área íngreme. “Nós já contatamos os moradores para explicar do risco de transitar pela área.”

O parque de 11 mil hectares que teve 70% da sua área queimada no ano passado também está enfrentando problemas com queimadas desde o dia 19 de outubro, quando a Área de Proteção Ambiental (APA) em seu retorno foi atingida pelo fogo, mobilizando toda a equipe de Bombeiros da região para sua contenção. “Felizmente nós conseguimos controlar o fogo, paralelamente, começou a chover”, relata a gerente que alega que o parque está fechado há um ano para visitação por conta de uma notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) para melhorias em sua infraestrutura justamente em decorrência do incêndio.

Sobre o parque

Trata-se de uma unidade de conservação criada a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. O Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) possuiu 11 mil hectares, fica no município de Barra do Garças e tem a vegetação de Cerrado. Ao todo, Mato Grosso possui 46 unidades de conservação.

Reabertura

No dia 10 de agosto, o governador Pedro Taques esteve em Barra do Garças para assinar o protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal e também com outros atores sociais da região com a proposta de reabrir aos poucos o espaço para a população. Diversas medidas foram propostas pelo protocolo, entre elas: reforma e ampliação da guarita principal do parque; elaboração de projetos e execução da adequação da estrada até o mirante do Cristo, do ordenamento do mirante e do centro de visitantes, com compra de equipamentos para sua operacionalização; e da adequação da trilha das cachoeiras. Outro ponto importante é a contratação de empresa especializada para estudo de viabilidade de concessão dos atrativos turísticos. Enquanto as medidas não forem implementadas, o parque continuará fechado pela Sema.