Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema integra discussões para o planejamento da água no país
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 18h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h29 | Acessos: 205 | Categoria: Notícias

 

Coordenação de Recursos Hídricos/Sema
leonice_integra_discusses
Um dos temas importantes de discussão é a situação do Rio Doce, em Mariana, Minas Gerais.

A gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Leonice de Souza Lotufo, representou Mato Grosso durante uma reunião estratégica realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro, em Salvador (BA).  O objetivo do encontro foi planejar os próximos trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e discutir os recursos hídricos do país. Além de Mato Grosso, outros nove estados participaram da reunião.

No dia 16, Leonice participou do lançamento do 18º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) que será realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em Salvador, entre 03 e 07 de julho de 2016, com o tema “A gestão de água acontece aqui”. A servidora é coordenadora adjunta do colegiado do FNCBH e diretora regional do Centro-Oeste da Rede Brasil de Organismo de Bacia (Rebob).

No Encob 2016, os CBHs discutem o cenário e o futuro da gestão hídrica no Brasil e cada Estado terá direito a três cadeiras para compor a mesa redonda. Leonice acredita que esse é um momento importante para Mato Grosso apresentar suas benfeitorias e propostas de melhorias dos recursos hídricos por meio dos trabalhos dos CBHS.

Próxima reunião

Antes do Encob, a cúpula do FNCBH se encontra em Belo Horizonte (MG), nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro do próximo ano, para mais uma reunião preparatória do evento nacional e também para discutir a situação do Rio Doce, que foi atingido pela lama vazada da barragem de Fundão, no dia 5 de novembro, em Mariana (MG). A equipe visita no dia 18 de fevereiro a cidade de Mariana (a 115,8 km de Belo Horizonte) para analisar a proporção do estrago causado pelo rompimento da barragem. Leonice explica que no fim da visita será elaborada uma nota que será encaminhada para a Agência Nacional de Águas (Ana), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e outras entidades.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838