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SEMA
Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2015, 14h01 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h29 | Acessos: 215 | Categoria: Notícias

 

Myke Toscano/GCom
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As atividades promovidas pela equipe de Educação Ambiental da Sema incluíram plantio de árvores nativas, como ipê, cerejeira e tamarindo, teatro lúdico com temas polêmicos, como desmatamento e queimadas, e uma oficina de desenho

 

Em comemoração ao Dia da Árvore, cerca de 500 crianças de dois a seis anos de duas creches estaduais de Cuiabá foi diferente. A equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) plantou muda de árvores junto com meninas e meninos, fez uma oficina de desenho e promoveu uma peça teatral que arrancou gargalhadas até dos adultos presentes.

 

As atividades se iniciaram por volta das 9h na creche Maria Eunice, localizada no Centro Político Administrativo, e às 14h30, na Nasla Aschar, no bairro CPA I. A peça apresentada por uma dupla de palhaços abordou temas polêmicos, como os riscos da queimada e do desmatamento. As crianças aprenderam que ao plantar e cuidar das árvores, elas próprias serão beneficiadas com a sombra, os frutos e o oxigênio que as árvores produzem.

De acordo com o Analista Ambiental da Sema, um dos coordenadores da programação, Fábio Honório, essa faixa etária foi escolhida porque a conscientização para questões ambientais na infância é muito eficaz do que na fase adulta. “A criança está no processo de formação e se ela aprender agora que a árvore é importante esse aprendizado se torna parte do ser dela quando se tornar adulta, além disso, também é alguém que atuará na transformação dos conceitos da própria família.”

 Para a psicóloga da creche Maria Eunice, Carla Campos, as crianças precisam saber que é necessário plantar para colher. “Só assim teremos um futuro mais verde e pessoas mais conscientes”. Carla também defende a ideia das instituições trabalharem junto das escolas para os alunos saberem que existe um órgão que cuida de cada situação no Estado. “É bom eles saberem que existe uma secretaria que trabalha para incentivar a educação ambiental em Mato Grosso”.

A coordenadora da creche Nasla Aschar, Sônia Regina Baicere, destaca que lembrar as crianças que através da árvore se tem o oxigênio é um dos lemas que a escola insiste em sempre pregar. Ela parabeniza os pequeninos que ficaram o tempo todo concentrados na programação e tiveram facilidade para aprender a lição. “Espero que eles levem esse ensinamento para a vida toda”. A diretora acredita que a atuação das escolas também é necessária. “Se as escolas cultivarem árvores frutíferas os alunos terão outras opções de merenda, além da comida, é uma forma de ensinar a partir do exemplo.”

 

Myke Toscano/GCom
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Josué de Deus, da Educação Ambiental, conta história para as crianças para mostrar a importância das árvores.

Após a peça, os alunos participaram do plantio simbólico em que o servidores da Sema explicaram os passos para ter uma árvore preservada e saudável. Na creche Maria Eunice, foi plantado um Ipê roxo e um pé de cerejeira. Já na creche Nasla Aschar, dois Ipês e um pé de tamarindo.

Sobre a data

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. A decisão ocorreu porque a árvore é fundamental para a sobrevivência humana, além disso, é o início da Primavera no hemisfério sul. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente, sua importância se dá em vários aspectos: liberação de oxigênio na atmosfera, evita desmoronamentos de terra e enchentes nos rios, por servir de barreira natural, também contribui para a diminuição de poluição sonora nas grandes cidades, traz sombra, frutos ou flores e mais beleza aos ambientes urbanos.

 

 

 

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