Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Dia da Árvore: Crianças de duas creches estaduais participam de atividades
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 13h02 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h30 | Acessos: 236 | Categoria: Notícias

 

 

José Medeiros/GComarvore_medeiros
Plantio de mudas, teatro e desenho ambiental. Pelo menos 500 crianças de 2 a 6 anos participam nesta segunda-feira (21) das comemorações preparadas pela Educação Ambiental da Sema

Cerca de 500 crianças de dois a seis anos de duas creches estaduais participarão de atividades lúdicas referentes ao Dia da Árvore nesta segunda-feira (21), em Cuiabá. A equipe da Educação Ambiental preparou uma programação especial com os alunos das creches Maria Eunice, localizada no Centro Político Administrativo, e Nasla Aschar, no bairro CPA I. A proposta é sensibilizar as crianças e as famílias quanto a importância de proteger e preservar as árvores em busca de uma ambiente mais bonito e saudável.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Ariane Colombo Bez, a abertura oficial do evento será às 8h, na Creche Maria Eunice, com um plantio simbólico de árvores. Depois as crianças assistirão a um teatro sobre a importância das árvores e no fim participarão de uma oficina de ‘Desenho Ambiental’. No período da tarde, essa mesma programação segue para os alunos da creche Nasla Aschar.

Ariane explica que por meio desse trabalho as crianças vão aprender desde cedo a necessidade de conservação/preservação da natureza. “Queremos estimular a conservação e plantio de árvores e nada melhor que ensinar os pequenos para eles crescerem sabendo que a natureza paz parte da vida humana e que todos precisam estar em harmonia. Elas também serão as autoras da transformação dos espaços verdes urbanos em Mato Grosso”.

Curiosidade

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. A decisão ocorreu porque a árvore é fundamental para a sobrevivência humana. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente.

As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que o ser humano elimina pelos pulmões e o transforma em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas e animais) estaria ameaçado. Sem a fotossíntese, sem oxigênio para respirar. “Elas também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios, porque formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam, além disso, diminuem a poluição sonora das grandes cidades, trazem sombra, algumas frutos ou flores, beleza e harmonia às nossas vidas”, acrescenta Ariane.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838