Página inicial > SEMA > Notícias > Focos de calor diminuem em 12% este ano, mas período proibitivo continua
Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2015, 21h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h30 | Acessos: 193 | Categoria: Notícias

Assessoria/Semahector_pericles
Secretário-executivo do Comitê do Fogo explica durante entrevista importância da colaboração da população na diminuição das queimadas.

Esforço conjunto do Estado e das prefeituras impacta na diminuição de 12% nos focos de calor entre 1º de janeiro e 15 setembro deste ano, em comparação com ao mesmo período do ano passado. Conforme dados do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os números caíram de 18.193 para 15.903. Entre 15 de julho e esta terça-feira (15), o declínio registrado é de 15% em relação a 2014.

Apesar dos números positivos, o Governo de Mato Grosso publicou nesta segunda-feira (14) o Decreto nº 249 prorrogando o período proibitivo de queimadas até 30 de setembro. Essa decisão ocorreu a partir da aplicabilidade do princípio da precaução, já que no mês de setembro as medidas meteorológicas das variantes de umidade relativa do ar se encontrarão entre 60% a 10% e a temperatura, entre 42ºC a 23ºC, sem valores significativos de precipitações,

Comitê do Fogo continua com o monitoramento das condições climáticas nesse período! Caso haja necessidade, haverá prorrogação até outubro. Saiba mais na entrevista com o tenente-coronel Hector Péricles, secretário-executivo do Comitê do Fogo: http://www.mt.gov.br/sala-de-imprensa/tv-paiaguas/sema-prolonga-periodo-proibitivo-para-30-de-setembro/153534

Denúncias

Nas áreas rurais, a utilização do fogo durante o período proibitivo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. As denúncias podem ser feitas: 0800 65 3838 (ouvidoria Sema), 193 (Corpo de Bombeiros) ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente. O período proibitivo para queimadas na área rural iniciou no dia 15 de julho e segue até 30 de setembro, podendo ser prorrogado devido às condições climáticas.