Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema avança na parceria com Fundo Althelia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 17h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h35 | Acessos: 257 | Categoria: Notícias

 

Foto: Rose Domingues / Assessoria
a-Reunio_Althelia
A proposta é formalizar o novo modelo de negócio da REDD+ ainda este ano, para que Mato Grosso possa receber investimentos de R$ 6 milhões em 2017

A equipe gestora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) esteve reunida, na tarde de quarta-feira (30.11), com representantes do Fundo de Investimento Especializado Althelia Climate Fund, do Grão-Ducado de Luxemburgo. O objetivo é avançar na construção da configuração jurídica-administrativa da proposta de parceria que garantirá cerca de R$ 6 milhões em investimentos para Mato Grosso já para o ano de 2017.

O programa de REDD+ integra as ações da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentada pelo governador Pedro Taques na Conferência do Clima de Paris (COP 21), no eixo conservar, de responsabilidade do órgão ambiental. “O Estado já não trabalha mais de forma isolada, por caixinhas, o que significa que um avanço como esse não é mérito apenas da Sema, e sim do Governo, porque os ganhos serão para o meio ambiente e a população”, pontua o secretário executivo.

Também participou da reunião, pela Sema, o assessor chefe Rodrigo Quintana Fernandes, que está atuando nesse novo modelo, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), de modo a buscar a segurança jurídica necessária.

As representantes da Althelia, Natalie Unterstell e Ana Paula Ferez, disseram que estão satisfeitas com o andamento dos trabalhos e, principalmente, com a seriedade da equipe envolvida. “Foi uma reunião muito rápida, produtiva, em que tratamos questões pontuais e práticas, tem sido muito bom trabalhar com o Estado de Mato Grosso”, avaliou Ana Paula.

Desenvolvimento sustentável

O objetivo da parceria com a Althelia é implantar um programa que visa mudar a lógica do desenvolvimento ambiental do estado, tirando o foco apenas do comando e controle (com a fiscalização), para promoção do desenvolvimento sustentável. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, com 28 milhões de cabeças, mas, com baixa produtividade. Com apoio de entidades internacionais, o produtor poderá acessar recursos para investir em tecnologias que permitam maior produtividade em um menor espeço e sem degradação ambiental.

 

Conforme o secretário executivo da Sema, André Baby, o objetivo é finalizar este documento já na primeira quinzena de dezembro, junto com um cronograma de ações e metas para 2017. Ele ressalta ainda que a proposta requer uma sólida fundamentação, por se tratar de um novo modelo de negócio, que é a implementação do programa jurisdicional de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal).  

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838