A unidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças (508 km da capital) apreendeu 459kg de pescado irregular e 16 tartarugas comuns durante a Operação Parque do Araguaia realizada entre os dias 24 e 29 de agosto, em Novo Santo Antônio (930 Km da capital e 587km de Barra do Garças). A equipe de fiscalização da unidade aplicou nove autos de inspeção e oito, com multas que superam R$ 150mil. A operação ocorreu no Parque Estadual Araguaia e contou com o apoio da Polícia Militar dos municípios de Cocalinho e Novo Santo Antônio. Ninguém foi preso.
De acordo com o gerente da unidade, Heverton Almeida, os peixes eram armazenados e comercializados sem a documentação exigida pela lei ambiental. Dentre as irregularidades cometidas, a equipe constatou um acampamento ilegal, a pesca em Unidade de Conservação, o uso de motosserra sem o devido licenciamento e 98 ovos de tracajás (espécie de tartarugas). As tartarugas e os peixes seriam comercializados para o mercado gastronômico de Mato Grosso.
O pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas de Novo Santo Antônio e Barra do Garças. Já as tartarugas foram soltas e os ovos enterrados na areia. Durante a operação foram apreendidos 11 rede de pesca, 6 tarrafas, 122 cambuí (armadilha pra pegar tartaruga), 4 barcos, 4 motores, 7 anzois para captura de tartaruga, 2 motosserras, 5 caixas de isopor, 3 iscas artificiais, 13 varas com molinetes, 1 freezer, 1 armadilha para animal, 3 caixas de pesca.
Denúncias
A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; ou no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário, ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.