Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) receberam representantes da Associação de Defesa do Pantanal (Adepan) para construir um plano de enfrentamento para as dificuldades ao longo da Rodovia MT-060 (Transpantaneira). Durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (22), na Sema, a associação destacou que as principais preocupações atualmente são a morte de animais e lixo ao longo da Estrada Parque, que liga a cidade de Poconé (a 114 km de Cuiabá) ao Distrito de Porto Jofre, divisa com Mato Grosso do Sul.
Segundo a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema, Eliani Fachim, é importante para a secretaria ouvir a associação e saber por pessoas da região sobre os problemas mais comuns para viabilizar ações pontuais de melhorias e também levar esclarecimentos referentes à legislação ambiental. Além disso, é um meio de obter parceria para resolver conjuntamente os problemas. “Nós vamos agendar uma visita ao local, mas já estamos com um plano emergencial para equacionar parte das demandas discutidas.”
A Adepan é composta por pessoas e entidades que trabalham voluntariamente para melhorias no Pantanal. De acordo com o presidente da associação, Nicola José de Arruda, eles iniciaram um plano para apresentar ao Governo do Estado e dessa forma viabilizar projetos que propiciem a reestruturação da infraestrutura e da segurança na Transpantaneira. “Queremos estabelecer parceria com o Estado, já que nosso objetivo é o mesmo, fomentar o turismo de modo sustentável para a região.”
Unidade de Conservação
O Decreto Estadual nº 1.028, de julho de 1996, tornou o trecho do o km 17 ao km 142 da Transpantaneira em Estrada Parque. Em razão dessa legislação, algumas das providências devem ser tomadas pela Sema, que é responsável pelas unidades de conservação de Mato Grosso.