Com 2,7 mil hectares desmatados ilegalmente no ano passado, o município de Juara (708 km ao norte de Cuiabá) foi o 10º no ranking de desmatamento de Mato Grosso no passado. Para tratar deste tema e também alertar a população para o início do período proibitivo de queimadas no próximo dia 15, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará nesta terça-feira (14.07) uma audiência pública em Juara.
Esta é a terceira audiência pública organizada este ano pelo órgão ambiental, a primeira ocorreu em Colniza e a segunda em Feliz Natal. A programação começa às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), prefeito de Juara, Edson Miguel Piovesan, presidente da Câmara, João Oliveira, entre outras autoridades locais. “Nós estamos indo até os municípios prioritários em quatro regiões importantes para mostrar que o Estado está presente.”
Também estão previstas três palestras: a partir das 15h30 sobre ‘alternativas de prevenção ao fogo para agricultura familiar’, com um técnico da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT); às 16h, a respeito do ‘cadastro ambiental rural (CAR)’, com o superintendente de Geoinformação e Monitoramento Ambiental da Sema, Gabriel Vitorelli; e às 16h30, sobre os prejuízos que as queimadas provocam no meio ambiente e à saúde, com o secretário-executivo do Comitê do Fogo, tenente coronel Hector Péricles Castro.
Queimadas
Juara esteve em 20º na lista de focos de calor de 2014, com 64 registros totalizados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este ano, de janeiro até hoje já foram registrados 87 focos, ou seja, valor superior ao ano interior passado, o que desperta a preocupação da Sema.