Página inicial > SEMA > Notícias > Mutirão da limpeza mobiliza servidores de Rondonópolis
Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2015, 21h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h43 | Acessos: 244 | Categoria: Notícias

Equipe/Sema Rondonópolisaunidaderoo
O mutirão contou com a colaboração de cerca de 400 voluntário e retirou 300 toneladas de lixo do Ribeirão Arareau

A equipe de servidores da unidade descentralizada de Rondonópolis participou do mutirão de limpeza no Ribeirão Arareau, a partir do projeto o ‘Rio é Nosso’, organizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e pela 6ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis, no sábado (04.07), ocasião em que foram retiradas 300 toneladas de lixo do córrego e levados diretamente ao lixão da Mata Grande.

Conforme o diretor da unidade da Sema no município, Murilo Teodoro de Mello, essa ação envolveu pelo menos 400 voluntários de vários segmentos, compreendeu o trecho da ponte da Rua José Barriga até o encontro do Arareau com o Rio Vermelho, na região do Cais. O material coletado foi o equivalente a 15 caçambas de lixo, a maioria de eletrodoméstico. Mas havia também fogão, sofá velho, pneus, móveis, muitas garrafas PETs, sacolas de plástico, entre outros materiais descartados por moradores.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, explica que o planejamento do mutirão previu a definição de nove trechos de limpeza. Em cada um deles, um barqueiro da Colônia de Pescadores Z3 recolhia os materiais que estivessem no leito do rio e os levava até as margens, onde as equipes de coleta estavam posicionadas. No mesmo horário, na Rua Fernando Corrêa da Costa, universitários e alunos da rede estadual faziam um pit stop, alertando sobre o bom uso da água e o respeito ao meio ambiente.

Além da Sema, participaram do mutirão de limpeza ‘O Rio é Nosso’: Prefeitura Municipal, MPE, Juizado Volante Ambiental, Defesa Civil Municipal, Rotary, Universidade de Cuiabá (Unic), Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Procon, Sanear, UFMT, Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Ong Arareau, Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), Cantinho de proteção animal, Colônia Z3, Sema, etc. A proposta é que ações como esta se ampliem para outros córregos da região. (com informações da Prefeitura Municipal de Rondonópolis)