Com 4,9 mil hectares derrubados ilegalmente no ano passado, o município é o terceiro em desmatamento e o quinto em focos de calor. O evento busca dialogar com a população e o setor produtivo da região.
O terceiro município de Mato Grosso no ranking de desmatamento ilegal, com 4,9 mil hectares derrubados no ano passado, só perdendo para Colniza (14,5 mil hectares) e Nova Bandeirantes (7 mil hectares), recebe nesta terça-feira (30.06), a partir das 14h, uma audiência pública organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A proposta é discutir junto com a população, o poder público e o setor produtivo da região ações para minimizar os índices de desmatamento e também formas de prevenção às queimadas.
Dados do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Feliz Natal é o segundo no ranking em focos de calor este ano, com 208 focos registrados de 1º de janeiro até o dia 29 de junho. No ano passado, entre janeiro e dezembro, somou 834 focos de calor, ficando em 5º na lista dos que mais 'queimaram'. Além de Feliz Natal, outros dois municípios receberão audiências públicas: São Felix do Araguaia (07.07) e Juara (14.07).
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente Ana Luiza Peterlini, que conduzirá os trabalhos em Feliz Natal, é importante o Governo do Estado mostrar aos municípios que 'está presente' e que enxerga o que está acontecendo no interior. Além dela, outra autoridades confirmaram presença no evento, como o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, o procurador de Justiça Luiz Alberto Scaloppe, representando o Ministério Público do Estado (MPE), o prefeito de Feliz Natal José Antônio Dubiella, entre outras autoridades locais.
Entre os palestrantes estão: o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, que é o secretário-executivo do Comitê do Fogo, Hector Péricles de Castro, e falará sobre os danos que o uso do fogo provoca ao meio ambiente e à saúde humana; o superintendente de Geoinformação e Monitoramento Ambiental da Sema, Gabriel Vitorelli, que mostrará os dados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região e como a inscrição pode ser feita; e um representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) mostrará as alternativas de prevenção ao fogo para a agricultura familiar.