Fazendeiro encontrou o animal há cerca de 2 meses, às margens de rodovia. Desde então, ele vem cuidado do filhote a partir de orientações técnicas da Coordenação de Fauna da Sema.
Um filhote de onça-pintada (Panthera onca) macho foi entregue à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta quarta-feira (17) por um fazendeiro, no município de Novo Mundo (785 km ao norte de Cuiabá). A acolhida foi feita por um policial do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e pelo gerente de Fauna, José Ronoaldo Ferreira. O animal foi encontrado à beira da estrada há cerca de dois meses e desde então recebeu abrigo do fazendeiro.
O animal tem aproximadamente 70 dias de vida e está saudável. Segundo relatos do fazendeiro ao técnico da Sema, quando ele encontrou o felino achou que fosse um gato. Após se aproximar e perceber que era um filhote, olhou para os lados à procura da mãe, mas como não encontrou, decidiu levar o animal pra casa. Não há indícios de maus-tratos. "Assim que o fazendeiro pegou o filhote, ele entrou em contato com a Sema para saber o que deveria fazer. Nós oferecemos esse suporte técnico com informações referentes aos procedimentos adequados na alimentação e acomodações", esclareceu Ferreira.
A onça-pintada é um animal selvagem e carnívoro e por isso o filhote já foi introduzido a uma dieta à base de carnes. Apesar de filhote, os instintos naturais do filhote prevalecem. "Ele é bastante ativo, não gosta de muita movimentação perto e já marca seu território", acrescentou o gerente de Fauna, ressaltando que nesses casos é provável que o filhote seja órfão. "Muitas pessoas praticam caça a esses animais. Os filhotes se camuflam com mais facilidade e, assustados, fogem e acabam às margens das estradas. Esse pode ser mais um caso".
O peso de uma onça-pintada adulta pode variar entre 35 kg e 130 kg, conforme a idade, e geralmente os machos são mais pesados que as fêmeas. A onça-pintada é um animal característico da Região Amazônica e está ameaçada de extinção. Por enquanto, o animal segue sob a guarda do BPMPA em Várzea Grande, onde será acompanhado até ser destinado ao seu habitat novamente.
Resgate
Embora neste caso o empresário tenha feito o resgate do filhote, a Sema orienta que quem presenciar atropelamentos ou outras situações como esta, de abandono, tenha cuidado. Alguns animais silvestres oferecem riscos, especialmente quando machucados. Para outras informações ou mesmo resgate, a Sema orienta ligar para o número 190 da Polícia Militar. Em caso de dúvida, fale na Coordenadoria de Fauna: (65) 3613-7291.