Página inicial > SEMA > Notícias > Governador e secretários participam de audiência pública em Colniza
Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2015, 20h03 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h46 | Acessos: 195 | Categoria: Notícias
Lenine Martins/Gcom-MT
92d3f6293ce473cc741163f2edbab6d2

Comitiva do Governo do Estado estará no município que teve o maior índice de desmatamento ilegal e queimadas amanhã, evento começa às 13h30

O governador do Estado, Pedro Taques, e os secretários de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e de Segurança Pública, Mauro Zaque, estarão em Colniza (1.065 km ao norte de Cuiabá) nesta terça-feira (02.06), a partir das 13h, para uma audiência pública em que será assinado um protocolo de intenção de redução de focos de calor com a Prefeitura Municipal.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam Colniza como o município que mais sofreu danos ambientais em Mato Grosso no ano passado: foram 14,5 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente e uma ocorrência de 7,5 mil focos de calor entre janeiro e dezembro, dos quais 1,6 mil com confirmação de queimada. Conforme o governador, a situação do município requer presença 'forte' do Estado, o que fez com que outras autoridades também se comprometessem a integrar a comitiva.

Para a secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini, a situação é preocupante porque o município apresentou o dobro de área desmatada em relação a Nova Bandeirantes, que foi o segundo município no ranking, com 7 mil hectares de floresta derrubados. Ela frisa que é preciso ir até a localidade dizer que o Governo do Estado está 'enxergando o que está acontecendo' e atuar fortemente na prevenção e atuação aos infratores que insistirem nas práticas ilegais.

Outras autoridades estão confirmadas no evento desta terça-feira (02): o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental, procurador Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o prefeito de Colniza, João Assis Ramos, o presidente do Sindicato Rural do município, Milton de Souza Amorim e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva.

Além de Colniza, outras três cidades que também estão no topo do desmatamento ilegal receberão audiências públicas: Juara, Feliz Natal e São Felix do Araguaia, entre junho e julho.

Programação

A composição da mesa de autoridades será às 14h. Já a assinatura do 'Protocolo de intenções' está agendada para 17h30. A primeira palestra da tarde será realizada às 15h, com explanação do secretário-executivo do Comitê do Fogo, o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Hector Péricles, a respeito do planejamento do Estado para o controle de focos de calor na região. Também integram a lista de palestras: Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o monitoramento ambiental em Colniza, com o superintendente de Geoinformação e Monitoramento Ambiental da Sema, Gabriel Vitorelli; programa Municípios Sustentáveis, com o representante do Gabinete Extraordinário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura; As ações do Sindicato Rural, com o presidente do Sindicato Rural de Colniza, Milton de Souza Amorim; Alternativas de prevenção ao fogo para a agricultura familiar, com o presidente da Empaer, Layr Mota da Silva.