Esses bombeiros militares comandarão as brigadas mistas de 17 municípios de Mato Grosso, durante período de estiagem que inicia em julho
O Comitê do Fogo realizou na manhã desta segunda-feira (25.05) reunião com 65 bombeiros militares para promover o nivelamento de informações junto às equipes que atuarão no combate a incêndios florestais no período de estiagem. A proibição às queimadas inicia no dia 15 de julho e segue até 15 de setembro. Essa iniciativa também teve como objetivo fazer a seleção dos responsáveis pelas brigadas mistas que estão sendo montadas por enquanto em 17 municípios do interior do Estado.
Os candidatos seguem em capacitação até o dia 28 deste mês e depois serão designados para atuação nas brigadas. Conforme o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Barroso, este processo recapacita os bombeiros para atuar nas operações. "Esse nivelamento vai orientar a equipe para o papel que cada um deve exercer durante as operações, e ressaltar para a atuação de forma segura. Temos que entender os riscos e ficar atentos às vidas que estarão envolvidas no processo".
Além disso, o coronel alerta para o trabalho das equipes em queimadas urbanas. Ele explica que o período proibitivo é um momento crítico para toda a sociedade, visto que as grandes áreas verdes e a ausência de chuvas propiciam a propagação do fogo em Mato Grosso. "São as pequenas ações nossas do cotidiano que vão contribuir para diminuição das queimadas, portanto, o cidadão precisa estar consciente que não pode queimar lixo, nem folhas secas. Nas cidades, esse tipo de ação é crime o ano inteiro, independente do período crítico".
Curso de brigadistas
A capacitação segue pelos próximos três dias, em período integral, na Escola de Governo. Os conhecimentos integram teoria e prática com equipamento de atuação em mata. A equipe também será apresentada a alguns equipamentos mais sofisticados, tais como: auto bomba tanque (ABTF), auto rápido florestal (ARF), auto bombas e as duas aeronaves 'air tractor', adquiridos recentemente pelo Corpo de Bombeiros por meio de recursos do Fundo da Amazônia, que disponibilizou R$ 16 milhões para investimento em ações de preservação na região da Amazônia de Mato Grosso.
Municípios
Entre os municípios que já foram visitados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros para implantação de brigadas mistas estão: Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Itaúba, Colniza, Aripuanã, Nova Ubiratã, Matupá, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Ipiranga do Norte, Nova Santana Helena, Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta. A proposta é ter 141 brigadistas capacitados para atuar no interior, nas regiões mais críticas de incêndios florestais. As brigadas serão mistas, com a participação de quatro civis para cada dois bombeiros.