O município de Barra do Garças abriga desde dezembro do ano passado um leão que pertencia a um circo que passava pela cidade.
O animal teria sido doado a um morador. Após conhecimento do caso, o Ministério Público do Estado (MPE) solicitou à Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) que tomasse providências para encaminhar o bicho a um local adequado.
Desde a notificação, a Sema, por meio da Coordenadoria de Fauna, buscou um direcionamento para o leão e encontrou na cidade de Cotia, São Paulo, a ONG "Rancho dos Gnomos", que atua desde de 1991 dando suporte a animais silvestres, exóticos e domésticos. Essa instituição se prontificou a fazer o recolhimento do animal, que atualmente esta abrigado na Associação Amigo dos Animais de Barra do Garças.
A equipe de São Paulo está a caminho do município para fazer o recolhimento e preparação para o transporte. O diretor de unidade da Sema em Barra do Garças, Heverton Almeida, fará o acompanhamento de todo o procedimento de retirada do animal do local.
O leão macho é filhote pesa aproximadamente 300 kg e mede 3 metros. Segundo a equipe de veterinários que acompanha o animal desde que ele reside no município, o animal está saudável e não apresenta sinais de maus-tratos. Ainda na tarde desta terça-feira (12.05), os profissionais da ONG devem comparecer ao local para avaliação do animal que devera seguir para São Paulo amanhã (13.05).