Página inicial > SEMA > Notícias > Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraguai será debatido nesta quarta
Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 19h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h50 | Acessos: 189 | Categoria: Notícias
Anecy de Pinho/Politec-MT
3f77d6d61cac1dc35792ae1a364419dc

O 'Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai' será apresentado pela superintendência de Recursos Hídricos da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta quarta-feira (29.04), a partir das 8h30, no Plenarinho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante a 3° Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

A intenção desta apresentação é demonstrar, de forma qualitativa e quantitativa, dados sobre a bacia do Paraguai e construir um plano de ação para esta região, de modo a diminuir o impacto ambiental que vem sofrendo nos últimos anos. Órgãos federais, estaduais e municipais, de envolvimento ambiental e hídrico, compõem a mesa de apresentação, o que contribuiu para a avaliação dos dados de diversos ângulos. A bacia do Paraguai envolve toda região do pantanal no Brasil e por isso, o plano vem sendo elaborado em conjunto com órgão do Mato Grosso do Sul.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Nédio Carlos Pinheiro, afirma que o plano não está sendo elaborado com intuito proibitivo de uso da área, mas é um planejamento para o desenvolvimento da bacia, visando o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental. Ele explica que atualmente estão instaladas na região pelo menos 12 usinas de produção, impacto que ganhou maior atenção devido à abrangência de áreas pantaneiras. A atuação dessas usinas produz lixo tóxico e desmatamento o que interfere diretamente no ambiente. "Como essa é uma bacia muito grande e já está fragilizada pelos impactos sofridos. A proposta é traçar o melhor plano para usufruir melhor dela, a partir de estudos e dados atualizados".

Pauta Consema

Constam 10 itens de análise e aprovação na próxima reunião do Consema. São cinco dispensas de EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental), a primeira delas do Aeroporto Presidente João Figueiredo, de Sinop, que prevê ampliação das instalações de atendimento ao usuário, obras da prefeitura de Nova Mutum e das empresas Incorporadora Noroeste Mato-grossense, J.K. Incorporadora SPE Ltda e Cerâmica Borges Ltda, além da apresentação de análise de outros processos que estavam com seus respectivos revisores. Outras informações ou dúvidas ligue no Conselho: (65) 3641-9355/4939 ou envie no e-mail consema@sema.mt.gov.br.