Página inicial > SEMA > Notícias > Governo e ONG R20 assinam protocolo de intenções
Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2015, 13h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h50 | Acessos: 175 | Categoria: Notícias
Assessoria/Gcom-MT
taques17042015091026

O governador Pedro Taques e o MT-Participações e Projetos (MT-PAR) assinaram um Protocolo de intenções com a Organização Não Governamental (ONG) R20 para implantar políticas públicas sustentáveis nos municípios de Mato Grosso.

O compromisso foi assinado nesta quinta-feira (16.04) durante um encontro entre 30 prefeituras do Estado e a ONG, que apoia a construção de infraestrutura de baixo carbono nos Estados Membros.

A intenção é buscar soluções ambientalmente corretas e economicamente viáveis para implantação de projetos sustentáveis de iluminação pública, esgotamento sanitário, resíduos sólidos nos municípios. Para dar o exemplo, o governo de Mato Grosso já estrutura um projeto para instalar iluminação de LED no Centro Político Administrativo, visando a economia de energia elétrica.

Pedro Taques, que é vice-presidente da ONG na América Latina, explicou que são três os principais temas a serem discutidos com as prefeituras: iluminação, destinação correta do lixo e saneamento básico. "Buscamos a mudança da iluminação de LED que trás muita economia, e também discutir a destinação do lixo que precisa passar de problema para solução sustentável. Através do MT PAR podemos encontrar soluções diferenciadas para estas questões".

O presidente do MT PAR, Vinícius Araújo, explicou que a parceria com a ONG R20 será muito produtiva para o Estado, sendo possível conseguir apoio financeiro e aporte para os projetos. O vice-prefeito de Rondonópolis, Rogério Salles, avaliou que esta discussão é muito importante para ajudar as prefeituras na implantação de projetos sustentáveis , principalmente para encontrar uma solução para o lixo. "É importante que o governo nos ajude. Resíduos sólidos são o nosso gargalo, esperamos que esta parceria facilite o acesso dos municípios a estas tecnologias", afirmou.

Segundo o diretor da ONG na América Latina, Jorge Pinheiro Machado, o R20 trabalha no intuito de auxiliar governos a elaborarem políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, agregando o uso da tecnologia, e desta forma trazendo investimentos para o Estado.

O objetivo da organização foi promover e implementar projetos com foco no desenvolvimento sustentável e no combate às mudanças climáticas, potencializando melhores práticas políticas, de tecnologia e finanças. "A nossa ideia é realizar consórcios para trazer projetos. Queremos ajudar os governos a encontrar soluções", disse o diretor da ONG na América Latina, Jorge Pinheiro Machado.