Página inicial > SEMA > Notícias > Secretária aposta em trabalho conjunto com as prefeituras
Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 12h49 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h51 | Acessos: 202 | Categoria: Notícias
Dayanni Ida - Assessoria/Sema-MT
Secretria

Com índices de desmatamentos que indicam aumento das queimadas e mantém Mato Grosso em estado de emergência ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) preferiu antecipar os trabalhos de prevenção reunindo instituições estaduais e federais parceiras no 'I Seminário Estadual de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais'.

O evento transcorreu durante toda terça-feira (07.04), com apresentação de vários cases de sucesso, no auditório da própria Sema, numa parceria com o Corpo de Bombeiros.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, o trabalho conjunto com os municípios é fundamental para reduzir as ocorrências e conscientizar a população quanto ao risco ambiental e de saúde que é usar fogo para fazer limpeza de terreno e pastagens. Também pede a sensibilização dos prefeitos para cobrar dos seus munícipes a limpeza dos terrenos baldios. "Nós somos um Estado continental, não há meios de colocarmos um fiscal em cada lugar, e o Corpo de Bombeiros não tem estrutura para atender todas as cidades, por isso é importante que cada um de nós faça a sua parte".

Ela explica que a que fumaça não tem fronteiras e afeta a todos. No período de estiagem que se aproxima, as queimadas prejudicam a saúde principalmente de crianças, idosos e pessoas alérgicas. Uma das ações importante que a Secretaria vem desenvolvendo para diminuir desmatamento e queimadas é o cadastramento de todas as propriedades rurais.

Atualmente cerca de 70% delas integram o banco de dados do Estado e isso é fundamental para a responsabilização daqueles produtores que insistirem em desmatar e depois queimar para fazer limpeza. "Estamos empenhamos neste tema que é recorrente, para primeiramente educar, mas também temos mecanismos para punir os infratores, a partir da fiscalização e monitoramento das áreas", afirmou a secretária.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Julio Cezar Rodrigues, reforça que infelizmente o ser humano ainda tem uma relação predatória com a natureza, e consciência ecológica e desenvolvimento sustentável são conceitos novos, que ainda carecem de compreensão. "Hoje temos uma ciência altamente desenvolvida, mas sem sabedoria, o que gera o caos, a destruição e esgotará as fontes de recursos naturais. Claro que não queremos retroceder, perder o conforto adquirido, mas temos que encontrar meios de conviver harmonicamente com a natureza".

Ele afirma que mesmo fazendo trabalho de conscientização todos os anos, educar é hoje uma tarefa árdua e que requer planejamento do ponto de vista de política de governo, para ser integrado a todas as secretarias e com atuação de médio e longo prazo. "Esse é nosso grande desafio hoje".

Instituições parceiras:

Entre as instituições que se apresentaram durante esse Seminário estiveram: Educação Ambiental da Sema; Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Corpo de Bombeiros de Mato Grosso; Prevfogo do Ibama; Defesa Civil e Funai.

Comitê do Fogo

A próxima reunião do grupo que reelaborará o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT) para 2015 será no dia 14 deste mês, das 8h às 10h30, no Casarão do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Denúncias ou outras informações: 0800 65 3838 / 0800 647 0111 (Atendimento Integrado ao Cidadão).