Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Secretaria investe na qualidade de vida do servidor
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 12h43 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h51 | Acessos: 352 | Categoria: Notícias
Rose Domingues - Assessoria/Sema-MT
Meditao
 

Com a proposta de obter padrões elevados de desempenho e excelência em gestão, promovendo um ambiente que valorize o potencial humano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) investirá no ano de 2015 no fortalecimento da Gerência de Qualidade de Vida.

A partir de parcerias e criatividade, algumas iniciativas já estão em andamento, como palestras para o enfrentamento do estresse no ambiente do trabalho e sobre estilo de vida saudável, oficinas de trabalhos manuais, aulas de ioga, meditação, dança de salão, grupo de corrida e programa de ginástica laboral, com enfoque na prevenção aos acidentes de trabalho e indicadores de dor.

 

O gerente da Qualidade de Vida no Trabalho, o psicólogo Flávio Jabra Peixoto, setor que integra a Superintendência de Gestão Sistêmica da Sema, explica que neste início de gestão já confeccionou um plano de ação com inúmeras atividades que ampliam o leque de opções ao servidor. Por já ter identificado, por exemplo, que muitos funcionários sinalizam dores advindas principalmente de posturas viciosas inadequadas e estáticas prolongadas, um grupo de combate à dor está sendo criado a partir de parcerias. A proposta é que já neste primeiro semestre todos os setores recebam 1 vez por semana uma equipe de profissionais para exercícios de alongamento por 15 minutos. Também haverá um espaço de descompressão com esteiras de massagem e alívio da dor.

Estão previstas oficinas vivenciais fundamentadas nas áreas de coach e psicodrama, visando aperfeiçoamento do trabalho nas equipes a partir de temas importantes, entre eles: mediação de conflitos, inteligência emocional e coach, resiliência, comunicação e feedback e técnicas de motivação. Outro avanço é a proposta de criação do 'Espaço Conviver', em uma das salas anexas da Secretaria, que está em fase de elaboração de projeto arquitetônico, e que prevê local para cantina, sala de atendimento psicossocial e de saúde ocupacional, banheiros, espaço de convivência durante intervalos e horário de almoço entre os servidores, além da proposta multiuso para atividades de ginástica, reunião e oficinas. "Nosso maior objetivo é promover a maior integração entre todos os servidores", pontua Flávio.

Meditação impacta convivência

De nervosa, ansiosa e sem paciência, a servidora Janayna Couto Oliveira, 35 anos, da Superintendência de Normas do Meio Ambiente, está muito mais tranquila, equilibrada e tolerante a partir das práticas de meditação. "Passei a me importar mais com as outras pessoas, a me enxergar como instrumento de algo maior, a querer me integrar mais com as pessoas e ver a instituição como um todo". O funcionário da Superintendência de Fiscalização, Fabiano Santos Bernini, 31 anos, sempre que pode também participa, além disso, passou a realizar momentos de meditação em casa, todos os dias antes de sair para o trabalho. "Isso me ajuda a lidar melhor com o estresse do dia a dia".

Outra servidora que não abre mão de meditar é Ana Flávia Gomes, de 31 anos, também da Superintendência de Fiscalização, que sentiu a vida melhorar em todos os aspectos, no trabalho, ela está se relacionando melhor com os colegas, tem postura mais tolerante, julga menos e busca compreender mais, a ser mais calma. "Minha família também sentiu a diferença, estou mais feliz e amorosa". Outra vantagem: alívio da dor. "Raramente tenho enxaqueca ou dores na coluna, me sinto menos tensa, mais disposta, até o sono melhorou".

A facilitadora do Grupo de Meditação Corações Gêmeos, Ligia Nara Vendramim, de 32 anos, que é servidora da Superintendência de Biodiversidade, aderiu a prática há cerca de dois anos, porque não gostava da maneira como se comportava, sempre nervosa, explosiva, irritada e com alguns momentos de apatia e tristeza. "Eu resolvi buscar ajuda para restabelecer meu equilíbrio, então descobri a meditação". Ligia gostou tanto da 'nova vida' - e garante que raramente tem momentos de 'explosão' - que resolveu levar isso para os colegas de trabalho. O grupo é aberto a todos os servidores da Sema e se reúne 1 vez por semana em uma das salas do setor de fiscalização, durante 1 hora, para meditar e fazer exercícios de alongamento que aliviem a tensão. "Nós todos somos canais para a energia divina e ter consciência disso faz toda a diferença".

Pesquisa de clima organizacional

No ano passado, a Sema investiu em técnicas que permitissem fazer um diagnóstico do clima organizacional da instituição. Segundo o secretário adjunto de Gestão Sistêmica, Benedito Nery Strobel, essa ferramenta obteve uma base de informações para identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam na organização. Também serviram para orientar a definição do plano de ação para melhoria do clima organizacional e, consequentemente, da produtividade da instituição. Considerando a média de todas as respostas favoráveis, houve uma média dos índices de favorabilidade de 61,26%, o que representa um clima organizacional mais favorável, porém existem alguns pontos precisam ser melhorados, como maior oferta de cursos de capacitação e comunicação. "Quando não possuímos cultura e clima organizacional que produzam sinergia, ou seja, que tenham um objetivo coletivo de 'ganha-ganha', não há trabalho em equipe, o ambiente de trabalho pode se tornar ruim e há perda de recursos e de capacidade produtiva. Investir em qualidade de vida, portanto, é essencial nesta nova visão de gestão".

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838