O seminário “A importância da Gestão das Águas no Mato Grosso para a garantia dos processos econômicos, sociais e ecológicos” será realizado em Cuiabá, na próxima sexta-feira (20), no Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás.
O evento reunirá gestores estaduais e dos 25 municípios da região das cabeceiras do Pantanal, especialistas no tema, e representantes dos colegiados ambientais – Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro), Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) e Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea). O objetivo é apresentar e debater as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso e outros Estados, visando garantir água em qualidade e quantidade.
A ideia, segundo os superintendentes de Recursos Hídricos, Nédio Pinheiro, e de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar, é mobilizar os gestores para a importância de aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade social e ambiental. Antecedendo o Seminário, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, coordenará uma Reunião Estratégica Governamental com a participação dos secretários de Estado de Saúde; Educação; Cidades; Agricultura Familiar e Regularização Fundiária; Desenvolvimento Econômico; Ciência e Tecnologia; Cultura, Esporte e Lazer, e Trabalho e Assistência Social, onde será discutida a importância do estabelecimento de um pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal, como uma política pública de Estado. Essa reunião acontecerá às 8h, na sala de reuniões do Governo do Estado, com a participação de representantes do Pacto das Águas e do Programa Cultivando Água Boa.
Logo depois, às 09h30, acontece a abertura do seminário e, em seguida, Wagner Vilella, coordenador de Planos de Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Nédio Pinheiro, farão palestras abordando os cenários nacional e estadual, dos recursos hídricos. Em seguida, será apresentado o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e projetos implementados ou em implementação como o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA’s) em Mirassol d’Oeste e Tangará da Serra, além do projeto de instalação de biofossas em municípios localizados nas cabeceiras do Pantanal. No período da tarde, representantes da Itaipu Binacional, um prefeito e um produtor rural do Paraná apresentam o Programa Cultivando Água Boa.
O seminário está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio das Superintendências de Recursos Hídricos (Surh) e de Educação Ambiental (Suea), em cooperação com o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e o WWF-Brasil.
O PACTO
O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal é um compromisso formal, formulado pela sociedade civil, setor privado (usuários de água) e poder público, para promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e a gestão compartilhada de ações e atividades.
O objetivo do Pacto das Águas é instrumentalizar o poder público, o setor privado e a sociedade civil, com uma visão estratégica sobre a situação da região e da gestão dos recursos hídricos, tendo como produtos o Cenário Atual e o Pacto Em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. O pacto vem sendo construído de forma consensual e participativa, identificando os desafios e alternativas para solucionar os problemas da região, e estabelecer acordos institucionais, técnicos e sociais visando garantir água em quantidade, qualidade e regularidade para a atual e as futuras gerações e o funcionamento do ecossistema pantaneiro.
O pacto abrange 25 municípios, sendo eles Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra.
SERVIÇO
Seminário “A importância da Gestão das Águas em Mato Grosso para garantia dos processos econômicos, sociais e ecológicos”
Data: 20 de março
Horário: 09h30 às 18h
Local: Auditório Ponce de Arruda, Palácio Paiaguás, Centro Político e Administrativo.
Informações: Assessoria de Comunicação da Sema, (65) 3613-7336/7359
Confira em anexo a Programação completa do evento.