Página inicial > SEMA > Notícias > Fiscais apreendem 252 kg de pescado no último dia de defeso
Publicado: Segunda, 02 de Março de 2015, 15h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h53 | Acessos: 231 | Categoria: Notícias
Fiscalização/Sema-MTFiscalizao_Nova_Bandeirantes_editada
Pescado apreendido foi doado para Apae e Centro de Referência da Assistência Social (Cras)

Fiscais apreenderam 252 kg de pescado que estavam sendo comercializados irregularmente, ainda no período de defeso da piracema e sem declaração de estoque, no sábado (28.02), por volta das 10h, no município de Nova Bandeirantes (210 km ao norte de Cuiabá).

A operação foi motivada por uma denúncia anônima e realizada por fiscais da unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais da Delegacia Regiona, ambas  de Alta Floresta e das delegacias municipais de Paranaíta e Nova Bandeirantes.

Duas pessoas foram presas, mas liberadas mediante fiança. Ambas trabalhavam em pontos diferentes da cidade. Entre as espécies do pescado apreendido estavam: pacu, matrinxã, cachara, pacu e corvina. O pescado foi doado para duas instituições de Nova Bandeirantes.

Receberam 95 kg a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e, outros 157 kg foram doados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que atende aos projetos Reviver e Casa Lar Bem-me-quer. Esta foi a única apreensão realizada no período de defeso, que se iniciou em novembro, naquele município.

Denúncias

Mesmo com a liberação da pesca desde domingo (1º de março) nos rios de Mato Grosso (Bacias Araguaia-Tocantins, Paraguai e Amazonas), os pescadores amadores devem obter Carteira de Pescador Amador, que é obrigatória. Já os pescadores profissionais devem fazer seu registro em uma colônia de pesca da sua região.

Vários apetrechos para pesca são proibidos no Estado, como tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso, etc. Denúncias de pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema pelo 0800-65-3838; no site da Secretaria (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário, ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.