Mato Grosso participa pela primeira vez das discussões promovidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para revisão de normas relacionadas ao Manejo Florestal.
Além do engenheiro florestal e analista de meio ambiente da Sema, Marcos Antônio Camargo Ferreira, tem assento na Comissão de Estudos Especiais em Manejo Florestal (CEE-103), a representante da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef), Sandra Susi da Silva.
A Comissão de Estudo Especial de Manejo Florestal foi criada com o objetivo de retomar o processo de elaboração de normas técnicas para o manejo florestal, aplicável em todo o Brasil. “Essa é uma inovação tecnológica importante para o segmento florestal do Estado”, explicou Marcos Antônio.
As normas da ABNT são de adesão voluntária, mas são importantes para os empreendedores que tiverem interesse no mercado internacional. Além disso, aqueles que aderirem aos seus critérios podem elevar o padrão de qualidade do seu manejo. “Nossa participação nas discussões, junto com outros membros que representam instituições federais, é importante também para a disseminação do conhecimento junto ao segmento de base florestal”, explicou o analista de meio ambiente.
Nesse projeto especifico a norma a ser revisada trata do Manejo Florestal Sustentável e Cadeia de Custódia — Procedimentos de auditoria — Diretriz sobre os critérios de qualificação para auditores florestais.
“Até agora, o maior número de participantes nas comissões de Manejo da ABNT, são de representantes de entidades ligadas ao Manejo Florestal de Florestas Plantadas, voltadas as empresas de comercialização de papel e celulose. Mato Grosso é o primeiro Estado a integrar a comissão com representantes de Manejo Florestal de Florestas Nativas. A ABNT ainda discute o Manejo Florestal de Floresta Urbana, segmento em que já existe uma norma em construção para ser submetida à consulta pública”, destacou Marcos Antônio. O analista ambiental lembra que algumas dessas questões estão ainda distantes da realidade do Estado, onde a principal característica é de Manejo Florestal de espécies nativas, para o consumo interno, mas representa um conhecimento importante para o Mato Grosso.
Outras informações sobre a norma Manejo Florestal Sustentável e Cadeia de Custódia acesse o linkhttp://www.abntonline.com.br/consultanacional/
ABNT
A ABNT é o único foro de normalização nacional e atende as demandas de cada setor, por meio das Comissões de Estudo, onde estão representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado. Nessas comissões os representantes podem, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras, diretrizes ou características para suas atividades.
Credenciada pelo Instituto Nacional de Normas Técnica (Inmetro), a ABNT atua na certificação de sistemas de garantia de qualidade no país e também de produtos.
Já o Instituto Brasileiro de Normas Técnicas representa o Comitê Brasileiro de Certificação (CBC) - criado pela resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro nº.8, de 24/08/92) - na ISO e, assim possui, além das responsabilidades atribuídas a seus membros, a de divulgar, avaliar e preservar a aceitação, o uso e integridade da marca ISO.
E a "International Standartization Organization" (ISO) é uma organização, sediada em Genebra (Suíça), reconhecida e aceita internacionalmente no estabelecimento de normas técnicas desenvolvidas e avaliadas no âmbito de competência de suas delegações nacionais.
.