Página inicial > SEMA > Notícias > Governo discute novas parcerias para estruturar as Unidades de Conservação
Publicado: Segunda, 12 de Janeiro de 2015, 19h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h57 | Acessos: 303 | Categoria: Notícias
José Medeiros/Secom-MTreunio_permian_governador_ana_peterlini_editada
Reunião com representantes da Permian Global

O Governo de Mato Grosso estuda a possibilidade de firmar parceria com a  Permian Global para o desenvolvimento de projeto conjunto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), em unidades de conservação estaduais.

O Governador Pedro Taques e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, se reuniram com representates da empresa para retomar as discussões em Mato Grosso para operar no mercado de carbono, na manhã desta segunda-feira (12.01), no Palácio Paiaguás.

Durante a reunião, os diretores da organização Miguel Milano e Fábio Olmos apresentaram a Pemian Global, seus objetivos e o universo que se insere o REDD+. A ideia é que por meio de uma parceria com o Governo do Estado seja possível estruturar as Unidades de Conservação Estaduais através de investimentos e recursos obtidos com a comercialização de créditos de carbono.

A Permian Global é uma empresa que congrega operação de fundos de investimentos com desenvolvimento e gestão de projetos de REDD+, visando à conservação da biodiversidade. Atualmente a organização desenvolve ações em vários países entre eles Brasil, Colômbia, Guiana, Peru, Gana, São Tomé e Indonésia.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini expos o interesse de Mato Grosso em estabelecer parcerias e o novo momento que o Estado vive. “Mato Grosso tem um potencial importante representado por sua principal riqueza a floresta nativa intacta, que corresponde a 60% de seu território e, uma economia que gira em torno do agronegócio. Sabemos que os instrumentos de comando e controle não são suficientes muito embora nos últimos 10 anos, o Estado alcançou mais de 80% de queda nos números do desmatamento. Precisamos de projetos que valorizem a floresta em pé”.

O governador Pedro Taques destacou questões importantes como a necessidade de valorização da floresta em pé, fortalecer os instrumentos de comando e controle e as ações que permitam o pagamento pelos serviços ambientais. Para o governador discussões como estas são importantes para não ter como único mecanismo de trabalho o sistema de controle, fiscalização e autuação. “O governo dará todo o apoio político para que a Sema possa trabalhar em programas que tragam melhores resultados para o Estado. Mato Grosso precisa de sustentabilidade. No nosso programa de governo entendemos que o meio ambiente sustentável passa pelo ambiental, econômico e social.”.

O diretor da Permian Global Miguel Milano destacou que Mato Grosso, que sempre esteve na vanguarda das discussões em torno do REDD+, vive um momento oportuno. “O Estado já possui a legislação necessária – a Lei nº 9.878, que criou o Sistema Estadual de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal e o decreto que cria o Conselho Gestor do REDD+ - e, está trabalhando na regulamentação dessa norma sem falar no grande seu grande potencial”.

Durante a reunião Milano detalhou questões ligadas a legislação, mercado de carbono, o carbono florestal (REDD) e o mercado voluntário e, o REDD e as áreas protegidas e, as possibilidades gerais pré-identificadas em Mato Grosso.

No período da tarde a reunião continuou na Sema com a discussão de temas como a Política de Estado do Meio Ambiente; Políticas de Clima e Unidades de Conservação, o aprofundamento de temas visando a possível parceria e a definição dos próximos passos na agenda de curto prazo das discussões.

Participam da reunião a assessora de Relações Internacionais do Gabinete do Governo do Estado, Rita Chiletto; a sub procuradora do Meio Ambiente, Ana Flávia Gonçalves Aquino; representante da Controladoria Geral do Estado e técnicos da Sema.