Cerca de 30 alunos do curso de Técnico em Agropecuária, realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri) apresentaram durante a X Semana do Meio Ambiente, que acontece até sábado (07), no Parque Mãe Bonifácia, produtos utilizados na agricultura familiar como defensivos naturais, biofertilizantes e homeopatia para combater pragas.
Por meio de folders, os alunos explicaram em seus trabalhos o uso de defensivos naturais à base de alho, sementes, folhas, fumo e biofertilizantes fabricados com estercos e cinza como alternativa aos produtos químicos que podem causar danos ao meio ambiente.
Estudante do curso e morador da comunidade Tibagi, em Brasnorte (627 km ao Noroeste), Hugo Henrique Martins da Silva conta que a família faz uso dos produtos naturais para combater doenças na plantação de frutas e legumes. A propriedade de 136 hectares tem a bovinocultura como principal fonte de renda.
No folder, desenvolvido pelo aluno, o controle de moscas-do-chifre utiliza-se essência de alho para expelir a praga. Como não há contra indicação, o produto pode ser usado em novilhos recém-nascidos e nas vacas prenhas com mais de seis meses.
“Utilizamos a homeopatia para combater carrapatos do gado e são muitas as vantagens. Você mesmo aplica, é mais barato e você utiliza produtos que já existem na propriedade e não causam dano ao meio ambiente”.
Apenas depois de esgotados todos os recursos oferecidos pela homeopatia é que a família de Hugo busca soluções dos medicamentos veterinários.
Ao se formar em dezembro, Hugo pretende prestar assistência técnica aos demais assentados de sua comunidade e ensiná-los a forma mais sustentável e barata de produzir alimentos.
Na exposição os estudantes também apresentaram um secador solar de baixo custo feito por eles. Com um caixote de frutas e um plástico bem resistente, eles conseguiram secar frutas como tomate, banana e maçã. “Mostramos aqui que é possível, com produtos que o trabalhador tem na sua propriedade, fazer defensivos naturais isentos de produtos químicos”, comentou a professora Elenice Portioli Aragão.
Os visitantes do estande também puderam se deliciar com o suco de capim cidreira, limão e hortelã.
Curso - Em parceria da Secitec com a Fetagri os agricultores familiares e seus filhos puderam fazer o curso de Técnico em Agropecuária. Oriundos de várias regiões do Estado, eles estudam 10 dias por mês, nos períodos matutino, vespertino e noturno. As aulas ocorrem na chácara da Fetagri, em Várzea Grande, e tem a duração de um ano e meio.