Gerentes das Unidades de Conservação Estaduais estão em Cuiabá nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), para o curso “Mobilização Social, Efetivação e Gestão de Unidades de Conservação – Importância e Eficiência das Unidades de Conservação para impulsionar os procedimentos efetivos de gestão participativa”.
O curso acontece no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e está sendo ministrado por técnicos das Superintendências de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Fiscalização e de Normas do Meio Ambiente, todas do órgão ambiental.
O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Gambogi Pinheiro Taques falou na abertura do evento sobre a importância das unidades na conservação e preservação das riquezas naturais de Mato Grosso. “Nosso objetivo é nivelar conteúdos e experiências, contribuindo para o entendimento dessa importante função, além de oportunizar uma gestão cada vez mais qualificada do meio ambiente”.
Segundo Taques, o resultado positivo da capacitação trará o fortalecimento das Unidades por meio de uma gestão mais ativa e participativa.
Participam da capacitação gerentes e demais atores envolvidos na gestão das Unidades de Conservação e a equipe técnica da Coordenadoria de Unidades de Conservação.
Durante a capacitação serão abordados temas como o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc), Gestão, Monitoramento do Uso do Fogo, Mobilização Social, Notificação e Infração, Práticas de Apreensão entre outros.
Participaram da abertura do curso o superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (SUB), Claudio Takayuki Shida e a coordenadora de Unidades de Conservação (Cuco), Patrícia Toledo Castilho.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Mato Grosso possui 45 unidades de conservação estaduais. Doze de conservação de Uso Sustentável (US), sendo uma Reserva Extrativista (RESEX), cinco Estradas Parques (EsPar) e seis Áreas de Proteção Ambiental (APA).
Trinta e duas UC’s de Proteção Integral (PI), sendo cinco Estações Ecológicas (ESEC), um Monumento Natural (MoNa), 18 Parques Estaduais (PAREst), dois Refúgios de Vida Silvestre (RVS), uma Reserva Biológica (REBio) e cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
Além disso, o Estado tem uma unidade de conservação aguardando recategorização, para adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Reserva Ecológica de Apiacás.
No portal da Sema, no link Biodiversidade, estão outras informações sobre as Unidades de Conservação.
Programação
Curso “Mobilização Social, Efetivação e Gestão de Unidades de Conservação”
Quinta-feira (29.05)
14h – Conferencia de abertura: Unidades de Conservação no Contexto Estadual – Patrícia Toledo Castilho
14h30 – Apresentação: Características Especiais das UC’s – Gerentes de UC
15h10 – Conferencia: Processos e Implementação – Ana Margarida Magalhães Coelho
17h10 – Conferencia: Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) – Elder Monteiro Antunes
Sexta-feira (30.050)
08h horas – Conferencia: Gestão de UC’s – Eliane Fachim e Eliani Mezallira Pena
10h às 10h15 – Intervalo
10h15 – Conferencia: Monitoramento do Uso do Fogo – Nicola Sava Leventi Neto
11h05 – Conferencia: Mobilização Social – Conselhos – Ana Margarida Magalhães Coelho
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Conferencia: Estado Legal e Unidades de Conservação – Superintendência de Normas do Meio Ambiente (Sunor)
15h – Conferencia: Práticas de Notificação e Infração em Unidades de Conservação – Superintendência de Fiscalização (SUF)/Coordenadoria de Fiscalização Florestal e Unidades de Conservação
16h às 16h10 – Intervalo
16h10 – Conferencia: Práticas de Autos de Inspeção em Unidades de Conservação - Superintendência de Fiscalização (SUF)/Coordenadoria de Fiscalização Florestal e Unidades de Conservação
16h50 – Conferencia: Praticas de Apreensão em Unidades de Conservação - Superintendência de Fiscalização (SUF)/Coordenadoria de Fiscalização Florestal e Unidades de Conservação
17h30 – Encerramento – Superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (SUB)