Fiscais da Unidade Descentraliza da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Sinop, e a Polícia Militar Ambiental apreenderam, nesta terça-feira (28) no rio Teles Pires, cerca de 140 quilos de peixes das espécies bicudo, jaú e cachorra, além de dez quilos de carne de jacaré e paca.
Durante a operação também foram apreendidos materiais utilizados na pesca depredatória, entre eles tarrafa, duas redes, 14 espinhéis e anzóis.
Nessa segunda-feira (27), durante outra apreensão no mesmo rio, foram encontrados peixes das espécies pintado e jaú fora da medida. Parte já estava cortada e dentro de uma caixa. Um homem foi detido e levado à delegacia da Polícia Civil.
A operação de fiscalização teve início na última sexta-feira (24) e um dia depois, à noite, os fiscais apreenderem 48 molinetes, uma embarcação a motor, duas espingardas calibres 22 e 24, além de oito munições calibre 22 e duas de calibre 24. Um homem foi detido e disse aos fiscais que era caçador. Os dois homens detidos durante a operação prestaram depoimento, pagaram fiança e em seguida foram liberados.
O diretor regional do órgão em Sinop, Jurandir Taborda Ribas, disse que as fiscalizações serão intensificadas até o final da piracema, no dia 28 de fevereiro.
Denuncias sobre pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800-65-3838, pelo 162 e nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara. Também no site, www.sema.mt.gov.br a Ouvidoria Setorial do órgão disponibiliza um link.