Com a proposta de buscar apoio para a modernização da área sistêmica, a equipe gestora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Joaquim, que garantiu ao órgão ambiental estadual acesso imediato às informações do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).
Satisfeito com a parceria, o secretário de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, disse que esse tipo de aproximação institucional é fundamental para obter avanços na gestão pública, mesmo em tempos de crise. “A Sema está focada nos avanços para as áreas de licenciamento, monitoramento e fiscalização, que são áreas finalísticas. Temos que aprimorar também a área meio, para que ela acompanhe a modernização das demais e isso resulte em melhores serviços à sociedade e o tribunal tem as ferramentas necessárias para nos ajudar”.
O presidente do presidente TCE frisou que está aberto a contribuir com a Sema por entender que é uma instituição complexa e com assuntos que interessam de forma relevante à população de Mato Grosso. “Estamos receptivos aos gestores que nos procuram buscando dar maior eficácia e resolutividade às suas ações, na verdade o tribunal é um grande parceiro do gestor que quer produzir da melhor forma possível no sentido de cumprir sua atribuição adequadamente”.
Há três semanas, a equipe gestora da Sema também se reuniu com os conselheiros Waldir Júlio Teis e Valter Albano, e na ocasião, foi levado um protocolo de intenções com o intuito de parceria na implantação do PDI. O que segundo o secretário executivo, André Torres Baby, demonstra intenção da atual gestão em se adiantar aos problemas se aproximando da instituição fiscalizadora. “Tudo isso irá contribuir com o desenvolvimento institucional e a modernização de alguns setores fundamentais da Sema”.
O secretário de Administração Sistêmica, Valdinei Valério, explicou que o TCE possui um sistema-modelo de gerenciamento de gestão que pode contribuir com a implantação do planejamento estratégico da Sema. “Nós temos uma excelente equipe de trabalho, que é referência para o Estado, mas precisamos avançar, e isso significa investir em mapeamento de processos, sistematização dos processos de negócio, fiscalização de contratos, procedimentos e treinamento das equipes”.
Participaram da reunião a equipe composta pelos secretários André Baby, Carlos Kato (Gestão Ambiental), Valdinei Valério, Mauren Lazzaretti (Licenciamento Ambiental) e o assessor da Sema, Rodrigo Quintana Fernandes. Também integraram a reunião os conselheiros Waldir Teis e Valter Albano.
Sobre o PDI
O programa foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir com a gestão pública, melhorando a prestação de serviços, com um modelo de administração orientada para os resultados à sociedade. O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Atualmente 38 municípios integram a lista de atendimento do TCE. Entre os órgãos estaduais, a Sema pediu adesão, que poderá ser formalizada apenas no início do próximo ano.