Um grupo de 30 servidores que ocupam cargos de liderança na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluíram o curso ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’ com diversas atividades de aventura como paintball, arco-flecha, trilha orientada e escalada. No total, 90 pessoas receberam a capacitação que teve início no mês de janeiro deste ano.
Nesta etapa da capacitação, que ocorreu em Chapada dos Guimarães, na semana passada, os alunos tiveram que colocar em prática as questões trabalhadas ao longo desses cinco meses em que foram abordados temas, como concentração, paciência, gerenciamento de crise, força, coragem, trabalho em equipe.
A coordenadoria de Gestão de Pessoas, Méris Sant'Ana, avalia a capacitação positivamente e destaca a importância para o desenvolvimento da Sema. “Nosso objetivo é aperfeiçoar o nível de conhecimento do servidor para garantir a efetividade do trabalho da secretaria, com melhoria no relacionamento e comunicação interna, formação de equipes com sinergia e coesão”. Ela lembra que esta foi uma conquista para a Sema que há pelo menos de seis anos não realiza cursos como esse voltados para a formação de líderes.
No treinamento experimental ao ar livre, os alunos foram divididos em cinco equipes. O líder tinha que elaborar junto aos demais do grupo uma estratégia para executar todas as atividades e ainda manter a chama de uma fogueira acesa, pois havia pessoas designadas para apagar o fogo. Conforme a professora do curso, a psicóloga e coaching Ana Cristina Boscolo, essa técnica visa aguçar nos alunos em suas habilidades, mostrar a eles a importância do olhar para si mesmo, conhecendo seu potencial e limitações, além de incentivar a união. “Isso traz benefícios não só para o dia a dia no trabalho, como na vida porque eles vão precisar equilibrar tudo isso para conduta plena.”
Para o coordenador de fiscalização de empreendimentos da Sema, Thiago Tadeu Queiroz, a dinâmica do curso foi marcante. Ele acredita que é inevitável toda essa experiência provocar mudanças na vida pessoal de cada um dos participantes. “Essa experiência nos levou a superar as dificuldades e fobias. Fez a agente enxergar o melhor em nós e nos outros. Também propiciou uma mudança de dentro para fora e sem dúvida vamos aplicar isso no nosso trabalho, pois aprendi a diferença entre ser chefe e líder: um chefe apenas impõe ordens, o líder faz junto, é parceiro”.
A secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), Gabriela Priante, revela que o curso foi animador, despertou reflexões sobre a vida pessoal, familiar e profissional. “Parecia uma brincadeira, coisa de turista. Mas me surpreendi como pudemos fixar todas as informações trabalhadas ao longo do curso nesta etapa, pois praticamos o planejamento, a importância de ter atenção as regras, a compreensão, o companheirismo e principalmente a paciência.” Gabriela finaliza o curso com o sentimento de gratidão. “Agora estou mais animada, motivada, encorajada a vencer os desafios”.