Página inicial > SEMA > Notícias > Prefeitos discutem Plano de Saneamento Básico
Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 20h54 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h49 | Acessos: 489 | Categoria: Notícias
Arquivojose_lacerda_Josi_Pettengill_Secom_editada
Secretário José Lacerda se reune com prefeitos do Consórcio do Alto do Rio Paraguai

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, se reuniu com prefeitos do Consórcio do Alto do Rio Paraguai para discutir o plano de Saneamento Básico, que inclui o de Resíduos Sólidos, agricultura familiar e situação das rodovias da região.

O evento, realizado no último sábado (07.12), no município de Nova Marilândia, a 392 quilômetros da capital, na região Médio-Norte do Estado, contou com a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Renaldo Loffi, e do superintendente da Secretaria de Transportes,  deputado estadual José Domingos, além de lideranças da região.

O secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, explicou que  é necessário que os prefeitos fiquem atentos a legislação e encaminhem os projetos conforme as exigências. “Os municípios podem ficar sem receber recursos federais, se não concluírem os plano de resíduos sólidos, com a instalação de aterros sanitários”. Lacerda informou ainda que os recursos virão do Ministério do Meio Ambiente para os planos.

Já o secretário-adjunto da Sedraf, Renaldo Loffi, lembrou que os municípios  foram contemplados com insumos para a agricultura familiar e fruticultura e, já foi lançado o programa de incentivo da cadeia do leite. “Com o projeto balde cheio, há uma valorização maior da produção do leite em todas as regiões do estado, além do projeto de irrigação, que prevê água para todos. Esta é uma forma de atender a pequena propriedade rural”, disse ele.

O superintendente da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Kleber Oliveira, lembrou que mesmo aqueles municípios que ainda têm pendências com a secretaria devido a inadimplência relacionada a convênios anteriores, deverão operacionalizar o maquinário utilizado na manutenção das estradas.  “A situação das estradas não pavimentadas é critica e necessita das patrulhas rodoviárias, principalmente no período chuvoso”, observou.

O presidente do Consórcio do Alto do Rio Paraguai, prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos,  ressaltou que os prefeitos devem continuar unidos por meio do consórcio para lutar pelos benefícios para os municípios.

Estiveram presentes à  reunião os prefeitos de Alto Paraguai, Adair Jose Alves Moreira; Arenápolis, José Mauro Figueiredo; Barra do Bugres, Julio César Florindo; Campo Novo dos Parecis, Mauro Valter Bert; Denise, Pedro Tercy Barbosa; Nortelândia, Neurilan Fraga; Nova Olímpia, Cristóvão Masson; Porto Estrela, Mauro André Dusinaro; Santo Afonso, Venceslau Botelho de Campos; São Jose do Rio Claro, Natanael Casacechia; e Sapezal, Ilma Grisoste Barbosa.

(Com informações do Consórcio do Alto do Rio Paraguai)