O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda disse nesta terça-feira (03/12) que a grande maioria das reinvindicações apresentadas pelos profissionais, responsáveis técnicos dos projetos que tramitam na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), já está contemplada.
O secretário orientou os funcionários do órgão que, assim que os engenheiros chegassem, fossem recebidos no Auditório Pantanal, da Secretaria. José Lacerda recebeu os engenheiros na entrada secretaria. “Tenho o prazer de receber os profissionais e, toda e qualquer reclamação ou sugestão será analisada. Aquelas que atenderem a gestão pública com eficiência, qualidade e menor custo, serão adotadas no menor prazo possível”.
Os profissionais, após reunião realizada à tarde na Assembleia Legislativa, se dirigiram à Sema onde protocolaram um documento contendo reivindicações. Na Sema foram recebidos pelo secretário e adjuntos de Qualidade Ambiental, Ilson Sanches; Mudanças Climáticas, Wilson Taques; do Núcleo Ambiental, Benedito Nery; de Bases Florestais, José Resende da Silva e o superintendente de Gestão Florestal, Cleber Soares Jardini.
José Lacerda disse que reconhece os problemas que o órgão enfrenta e, para saná-los, nesses 11 meses de sua gestão, adotou várias medidas, ordenadas e autorizadas pelo governador Silval Barbosa. Ele citou a contratação de 90 novos servidores e o avanço no setor de Tecnologia da Informação, hoje composto por 29 novos servidores, responsáveis pela implementação do Sema Virtual-e-S2C, lançado para atender o licenciamento florestal (Cadastro Ambiental Rural, Licença Ambiental Única e Manejo Florestal) de forma digital. A aquisição e locação de 65 novos veículos que estão sendo utilizados para as vistorias, fiscalização e monitoramento e que irão atender também a autuação dos crimes ambientais, além da aquisição de equipamentos.
Para agilizar a gestão ambiental estão funcionando dentro da Sema as estruturas da Auditoria, Corregedoria, Ouvidoria e Polícia Judiciária Civil, com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
Com a adoção de um novo modelo de gestão, a expectativa é transformar a Sema num órgão ágil, eficiente e, que atenda as necessidades da população. “Estamos tendo que mudar o pneu com o carro andando”.
Outra medida adotada foi a proposta de estruturação da Sema, já protocolada na Assembleia Legislativa, encaminhada pelo executivo estadual. “O governador Silval Barbosa, valoriza a Sema e por isso determinou à atual gestão a estruturação do órgão a fim de melhorar a prestação de serviços”. Ele destacou também a atuação dos servidores da Sema, “excelentes profissionais de carreira que prestam um serviço de qualidade à sociedade”.
Em relação à reclamação dos profissionais sobre a demora no andamento dos processos, o secretário convocou todos a fazerem o seu cadastramento junto ao Sema Virtual. Ele citou ainda o saneamento das pendencias dentro dos processos como fatores que irão agilizar a expedição das licenças ambientais. “Hoje temos um número representativo de processos com pendencias documentais e técnicas que acabam atrasando a tramitação dos mesmos dentro do órgão”.
Lacerda disse ter consciência que assumiu a gestão da secretaria com uma demanda expressiva de processos acumulados dos últimos 10 anos e disse não ter dificuldade alguma em discutir com os setores que prestam serviços à iniciativa privada. “A questão ambiental é um bem público de interesse coletivo de todos os brasileiros que vivem em Mato Grosso. Todos temos responsabilidades com o Meio Ambiente e, estamos buscando a eficiência”.